Reforço da ajuda domiciliária é objectivo do CDS
O CDS está convicto de que é necessário um reforço da ajuda domiciliária na Região, tendo em conta que existe uma uma lista de espera de mais de mil pessoas para internamento num lar e ainda com mais de 200 altas problemáticas nos hospitais, sendo que a permanência em casa é a melhor de todas as opções para os mais velhos.
"Este tem sido um serviço de enorme utilidade e de grande humanismo na ajuda às famílias e aos idosos que já não têm total autonomia para a realização das tarefas básicas", indica nota à imprensa. A candidatura encabeçada por José Manuel Rodrigues recorda que o "envelhecimento acentuado da população da Madeira e os problemas de saúde que isso acarreta, impõem outras medidas por parte da Segurança Social".
O partido considera que o reforço do número de agentes da Ajuda Domiciliária "é a melhor forma de travar as necessidades de internamento em residências assistidas ou hospitais".
Nesse sentido, o CDS defende ainda o reforço dos apoios aos Cuidadores Informais, "que prestam um inestimável serviço a muitos idosos e dependentes, e que merecem outra consideração por parte das entidades públicas".