DNOTICIAS.PT
None
Regionais 2025 Madeira

“Compromisso com o futuro” para garantir ‘sustentabilidade parlamentar’

Jovens, sorridentes e de olhos postos no futuro é a imagem da candidatura do PAN. Será que volta a convencer?

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) – que elegeu Mónica Freitas em 2023 e voltou a garantir a representação no Parlamento regional, em Maio do último ano – apresentou-se a este acto eleitoral como uma versão mais madura do seu projecto.

Partimos para esta eleição com muito mais experiência, muito mais bagagem, muito mais encaixe para lidar com muitas situações e muito mais preparados para os desafios, porque também foram vários os que fomos ultrapassando ao longo deste ano e meio. Somos uma equipa que conseguiu consolidar-se, que conseguiu crescer e ganhar forma. O nosso projecto político é hoje muito mais sustentável e muito mais sólido Mónica Freitas

A campanha eleitoral arrancou – sob o mote "Semear a Esperança" – no passado dia 10 de Março, na Ribeira Brava, com a distribuição do “flyer da sementinha”. O panfleto elenca as propostas que o partido gostava de ver florescer, se para isso conseguir ‘criar raízes’ na Assembleia Legislativa da Madeira.

O compromisso assumido pelo PAN é com “um futuro sustentável”, mas conseguirá sustentar a sua representação parlamentar?

Esse foi precisamente o objectivo manifestado pela cabeça-de-lista do PAN, Mónica Freitas, na entrevista ao DIÁRIO, publicada na edição impressa de 2 de Março.

O nosso foco será sempre manter a representação parlamentar, para podermos continuar a ser uma voz activa pelos animais, pelas pessoas e pela natureza e por muitas daquelas questões que, por vezes, não são trazidas para a agenda política. É não perdermos essa voz que representa, não só o nosso eleitorado, mas que também esta visão de sustentabilidade, de futuro, de progresso e de inovação Mónica Freitas

Optimista, a candidata não descartou a possibilidade de eleger de um segundo deputado no próximo domingo:

Se conseguíssemos reforçar [a representação] seria muito melhor. Com uma deputada única não é fácil conseguirmos estar em todas as frentes, trabalharmos todos os temas e dar a resposta que nós gostaríamos a toda a população. Não é impossível, mas é muito mais cansativo e, obviamente, quantas mais vozes tivermos melhor para passar a mensagem e para conseguirmos fazer o nosso trabalho Mónica Freitas

A cabeça-de-lista também colocou os "pontos nos is" no que toca a possíveis acordos e ou coligações pós-eleitorais:

Com Miguel Albuquerque temos tido sempre esta resistência em voltar a fazer acordos. Uma coisa era a situação em Setembro de 2023, em que demos essa oportunidade para podermos fazer valer as nossas medidas. Foi sempre esse o nosso objectivo. Em Maio [de 2024] já não fizemos qualquer tipo de acordo com Miguel Albuquerque, nem com o PSD. Aquilo a que nós estivemos abertos e disponíveis foi para negociar um Programa de Governo e um Orçamento para, mais uma vez, conseguirmos levar avante as nossas medidas (...). [Portanto], coligações não. Acordos, logo veremos o que sairá dos resultados eleitorais Mónica Freitas

Para atingir os seus objectivos, o partido foi apresentando diariamente as suas propostas, numa campanha sem grandes sobressaltos, com iniciativas de contacto directo com a população dos vários concelhos da ilha.

Se fôssemos pesquisar no Google a frase mais recorrente usada pelo partido seria “O PAN estará sempre na linha da frente na defesa de…”. Seguir-se-iam as variantes:

  • “uma educação acessível, de qualidade e adaptada às necessidades dos jovens”;
  • "direitos dos mais velhos”;
  • “uma mobilidade eficaz e sustentável”;
  • “uma agricultura sustentável, que valorize os agricultores, proteja o meio ambiente e garanta um futuro alimentar seguro”;
  • “produção regional e do comércio de proximidade”;
  • “justiça climática”;
  • “protecção animal”;
  • “um turismo sustentável, que respeite o equilíbrio ambiental e valorize o nosso património natural”;
  • “transparência e da credibilidade das instituições democráticas”.

Analisando as reações às notícias que foram sendo publicadas no nosso site, é possível verificar que este é o ponto que mais dúvidas suscita no eleitorado:

A somar isto, o estudo de opinião efectuado pela Aximage sobre as intenções de voto relativas às Eleições Regionais antecipadas marcadas para domingo, coloca o PAN fora do Parlamento madeirense.

"É importante mais do que gostar, votar", apela Mónica Freitas

PAN realça que indecisos representam "amostra de 500 pessoas"

Não obstante, Mónica Freitas faz um balanço positivo e elege como momentos da campanha a iniciativa de dia 18 de Março, no Curral das Freiras (local do polémico teleférico) e a visita ao mercado do Santo da Serra, no dia 16.

Ontem apesar da chuva foi muito acolhedor no Curral das Freiras e em Santo António. Muitas reacções positivas incluindo de pessoas que iam nos carros. No Santo da Serra, no domingo, também foi muito positivo. Conseguimos abordar várias pessoas e muitas delas a referir que vão votar no PAN e a parabenizar o trabalho Mónica Freitas

Se tivéssemos de escolher uma música retratar a campanha do PAN, optaríamos por “Cover Me In Sunshine”, de Pink (artista favorita de Mónica Freitas), mas num registo calmo e esperançoso: