Novo apoio do GR aos apicultores vai dos 70 aos 1.200 euros
O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, estabeleceu, através da Portaria n.º 162/2025, o regime de aplicação da Intervenção F.8.11 - Apoio à Apicultura, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal, na Região Autónoma da Madeira. A medida visa compensar os apicultores na aplicação de práticas profiláticas mais exigentes e com custo mais elevado na perspectiva da melhoria sanitária das colmeias, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e uma maior sustentabilidade da nossa agricultura.
O novo apoio aos apicultores vai dos 70 aos 1.200 euros, sendo que os 70 euros abrangem um mínimo de cinco colmeias, e o valor máximo um mínimo de 110 colmeias.
São beneficiários os apicultores que detenham explorações apícolas e que cumpram com as condições de acesso, devendo ainda assumir os compromissos definidos. Para o efeito, podem candidatar-se através da submissão do formulário electrónico disponível no Portal da Agricultura, em https://agricultura.gov.pt/, considerando-se a data de submissão como a data de apresentação da candidatura. A abertura do período para as candidaturas está prevista ainda para o corrente mês de Março.
Segundo Marco Caldeira, director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a apicultura é uma actividade que assume um particular interesse para os agricultores em geral, uma vez que constitui uma fonte complementar de rendimento, mas, para tal, é fundamental que as colmeias estejam livres de qualquer doença e/ou praga.
“O Governo Regional continua a cumprir com o compromisso assumido com todos os apicultores da Madeira e do Porto Santo e, com a aprovação desta medida, está a contribuir não só para o aumento e valorização da produção de mel de abelhas local, como também para a salvaguarda da biodiversidade e de uma maior sustentabilidade da agricultura regional”, destaca o responsável.