Assuntos diversos
No DN de 14 de janeiro de 2025, em Ambiente, página 11, com o título: “Temperatura a aumentar e a chuva a diminuir “; estando em carateres maiúsculas na 1.ª coluna o seguinte: “Dezembro de 2024 foi 1,7°C mais quente e a precipitação ficou-se pelos 67,7%” estando em destaque, no fim da última coluna: “Vento soprou acima dos 100km/h”.
Os humanos, são os seres mais causadores das alterações climáticas. São os seres humanos, desumanizados; isto é hominídeos, que ainda estão em gestação para a sua humanidade.
São os seres desumanizados, os maiores responsáveis pelas alterações climáticas: os
bombardeamentos; a devastação das florestas; as queimadas provocadas, intencionalmente, em todo o Planeta Terra; os milhões de toneladas de lixo, indiferenciado, lançado nos oceanos; os milhares de fábricas e os milhões de automóveis, que são os maiores poluidores do meio ambiente universal.
O nosso Planeta Terra está doente, é necessário tomarmos mais cuidado com a sua saúde, ou todos os seres vivos serão eliminados na face da Terra!
Nas cartas do leitor, do mesmo dia, o Sr. Vitor Colaço Santos, escreve: “ Cargos políticos
ganham bem”; escrevendo no último parágrafo o seguinte: “Isto é um insulto aos mais de
2 milhões de pobres, à precariedade, ao trabalho pago à peça aos sem-tecto, à miséria paga aos Pensionistas, ao assistencialismo, a iniquidade no seu benefício!”
A situação, é deveras uma realidade, da nossa população portuguesa; desde Portugal
Continental às suas Regiões Autónomas.
Se analisarmos bem, o ordenado mínimo auferido pelos portugueses, que é uma grande
percentagem; quase que não dá para pagar a renda da habitação e uma alimentação necessária e indispensável, para ter uma boa saúde e energia para poder trabalhar.
É o motivo para haver grande quantidade da população: a viver nos hospitais; nos manicómios; nos estabelecimentos prisionais; e, também, pelos cantos das ruas das cidades e por debaixo das pontes dos lugarejos.
No DN de 19 de janeiro, do corrente ano, em Política, com o título: “CDS corta amarras com PSD”; estando em destaque: “Desconsideração e Falta de Palavra” são acusações
apontadas ao PSD”.
Escusado será dizer, que o Governo Regional, é telecomandado pelas empresas: de construção civil e de obras públicas; e várias empresas de Sociedades Anónimas.
As empresas SA são constituídas, na sua grande maioria, pelos dirigentes e militantes do PSD, visto serem estas pessoas as detentoras do Capital Social, por meio dos títulos de acções, das Sociedades Anónimas.
As grandes empresas de construção civil e de obras públicas, na sua maioria, são Sociedades Anónimas; sendo estas empresas, as que têm maior poder económico e financeiro, em seu poder, dominando o poder político-governativo.
No mesmo DN, página 5, com o título: “PS reedita Estados Gerais”!; estando no princípio
da coluna do meio: “Gonçalo Leite Velho coordena a iniciativa que visa abrir o partido à sociedade civil”; estando no final da última coluna o seguinte: “O professor aponta ainda a necessidade de intervir no campo social, procurando alicerçar “uma comunidade mais equilibrada, inclusiva e participativa, onde todos têm lugar igual, sem dependências assistencialistas, mas antes assentena capacitação individual e colectiva”.
Presentemente, temos uma sociedade desmotivada e apática à sua realidade; visto a maior percentagem da população já ter mais de cinquenta anos de idade, por que a juventude emigrou para outros países, para terem melhores condições de vida.
O exercício da má administração política, foi a causadoura da nossa realidade actual: a população madeirense empobrecida!
José Fagundes