DNOTICIAS.PT
Madeira

Apenas um dos dois jovens detidos na Indonésia é madeirense

Jovem de 21 anos, natural da Madeira e estudante do ensino superior, em Economia, terá partido de Lisboa no sábado

Madeirense foi detido na chegada ao principal aeroporto da Indonésia.
Madeirense foi detido na chegada ao principal aeroporto da Indonésia.

Apenas um dos dois jovens detidos na Indonésia é madeirense e já terá entrado em contacto com os seus familiares mais próximos.

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, avançou em declarações à TSF-Madeira que os dois detidos já terão recebido a visita de elementos da embaixada portuguesa em Jacarta.

"O que sabemos é que a visita prisional já aconteceu durante o dia de hoje, que as autoridades portuguesas em Jacarta estão também em contacto com as autoridades indonésias, que os detidos estão a guardar para ser presentes a Tribunal e também, ao que parece, já terão conseguido falar com as suas famílias", adiantou Rui Abreu.

Estamos desde ontem a contactar o Ministério dos Negócios Estrangeiros, quando soubemos que poderia estar envolvida aqui uma pessoa natural da Madeira. Neste momento, tenho a confirmação que um dos dois detidos é de facto natural da Madeira. Não sabemos ainda se é residente da Madeira, mas natural é a informação que temos. O outro detido, a informação que temos é que não é natural da Madeira. Rui Abreu
Declarações de Rui Abreu à TSF-Madeira

"Vamos continuar a acompanhar dentro daquilo que é possível, porque esta é uma situação que não é muito fácil - sendo o país que é - e também porque esta é uma competência obviamente do Estado português", concretizou o director regional.

Portugal pode pedir “clemência” para madeirenses presos na Indonésia

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, garantiu ao DIÁRIO que já foram encetados contactos junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros relativamente aos dois madeirenses que foram interceptados na posse de dois quilos de cocaína na Indonésia.

O jovem de 21 anos, natural da Madeira e estudante do ensino superior, em Economia, terá partido do Aeroporto de Lisboa no sábado, dia 16 de Março, numa viagem com duração de aproximadamente 19 horas e que lhe terá custado à volta de 1.500 euros.

O madeirense terá transportado a droga desde a capital portuguesa até Jacarta - fez ainda escala no Dubai - tendo sido interceptado pelas autoridades quando aterrou no Aeroporto Internacional de Soekarno-Hatta, em Jacarta.

O destinatário do produto estupefaciente seria um jovem português que já se encontrava na Indonésia e que também foi detido.