DNOTICIAS.PT
Madeira

Campanário assinala Dia Escolar da Não Violência e da Paz

None

"Todos nós somos construtores de paz". Foi esta a grande mensagem transmitida hoje na Escola Padre Manuel Álvares, edifício do Campanário, no âmbito das celebrações do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, num evento que juntou cerca de 800 pessoas para sensabilizar para a paz.

Paula Lage, professora e coordenadora regional do Living Peace, assim como Ricardo Nascimento, presidente da Câmara da Ribeira Brava, destacaram a importância de cada cidadão ser transmissor de paz no dia-a-dia, através de acções e comportamentos.

Nestes tempos tão conturbados, onde há cerca de 57 conflitos armados no mundo, com gente privada de afecto e de justiça, torna-se pertinente gritarmos pela paz e darmos a nossa voz a esta causa. É necessário cada um ser embaixador da paz através de pequenos gestos como criticar em vez de elogiar ou optar por ser solidário e não egoísta. A ideia é que cada um assuma o compromisso de levar a paz aos outros, começando a trabalhar em si próprio e depois com os outros. Paula Lage, professora responsável

Também o autarca destacou a importância desta iniciativa junto da comunidade educativa e não só. “Estamos com duas guerras ativas que têm causado muito sofrimento e nós temos de contribuir com pequenos gestos e com pequenas ações para fomentar os valores da paz”, referiu.

É de louvar esta iniciativa, pois temos de construir a paz por onde passamos. Os nossos gestos e comportamentos provocam a paz ou a discórdia e temos de trabalhar todos para o mesmo fim Ricardo Nascimento, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz contou com um Mural, uma Marcha Branca pela Paz, um Time Out (1 minuto de silêncio realizado em vários países), o lançamento do Dado da Paz com mensagens de esperança e a celebração dos 50 anos da escola Padre Manuel Álvares marcados por um percurso de justiça, educação e paz.

A iniciativa levada a cabo pelos grupos de música e de educação física da escola teve o apoio das Câmaras Municipais da Ribeira Brava e de Câmara de Lobos e contou com a presença de alunos das escolas do concelho, da Universidade Sénior da Ribeira Brava, da Associação Desportiva do Campanário, de entidades oficiais e das forças de segurança para a construção de valores e de atitudes comuns a todos.