DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Dançando com a Diferença estreia nova criação assinada por Miguel Moreira

None

Nos próximos dias 2 e 3 de Fevereiro, a companhia de Dança Inclusiva Dançando com a Diferença estreia mais uma criação do seu repertório. Intitulada 'The End' e assinada por Miguel Moreira, a peça sobe ao palco do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, pelas 20h00.

Este é o segundo trabalho da companhia em parceria com Miguel Moreira. O primeiro, com o título 'O Barulho Ensurdecedor do Silêncio', foi desenvolvido com o núcleo de Viseu da Dançando com a Diferença, em 2021, e apresentado no Teatro Viriato.

"Com um vasto portefólio marcado por uma visão singular e multifacetada sobre os corpos diversos, o coreógrafo esteve, durante mais de um mês, em residência artística com os intérpretes em território insular e desafiou-os a uma contínua exploração individual e coletiva, cujo resultado é agora apresentado", explica a companhia. 

Sobre o processo criativo e a obra que agora nasce, Miguel Moreira refere: “Ficámos presos num lugar desconhecido. Aqui não há casas, não há estradas, não há Teatro, apenas janelas. Aqui ouvimos apenas o vento".

Assumida por Miguel Moreira como “uma peça para um músico e quatro bailarinos”, conta com música original de Tomáš Niesner e interpretação de Diogo Peres, João Azevedo, Mariana Tembe e Milton Branco. Por ter sido construída através de um processo horizontal de partilha e descoberta, em que os intérpretes se envolveram por completo, estes acabaram por se tornar cocriadores.

Já o director artístico da companhia, Henrique Amoedo, disse que "este convite vem consolidar a relação de constante partilha que, há uns anos, foi estabelecida com Miguel Moreira".

Este olhar que tem sobre a beleza dos corpos e as suas potencialidades coincide com a nossa perspectiva e entendimento e, por isso – nesta fase – surge como a aposta ideal para levar a cabo mais uma criação".  Henrique Amoedo

Com experiência e formação em teatro e dança, o coreógrafo acaba por alicerçar as suas obras em ambas as vertentes artísticas. Ao longo da sua carreira, trabalhou com diversos artistas, tendo – como intérprete e criador - apresentado espetáculos na Escócia, Inglaterra, Espanha, Itália, França, Alemanha, Colômbia, São Tomé e Príncipe, Dinamarca, México, Coreia do Sul, Bélgica, Holanda, Suécia, Suíça, e em muitas cidades do País.

Na área da dança, colaborou com nomes como Vera Mantero, Olga Roriz, Teresa Simas, Rita Judas, Ana Borralho e João Galante ou Rui Horta, ou, ainda, os trabalhos experimentais com Clara Andermatt e Alain Plattel.