Madeira

Voluntários distribuem centena e meia de cinzeiros de praia

Acção de sensibilização ‘A Praia Não É Um Cinzeiro’ decorre hoje e amanhã na Praia Formosa

None

Apesar do tempo nesta manhã de sábado no Funchal apresentar-se pouco convidativo a praia – céu encoberto e algum vento -, dois voluntários da campanha de sensibilização ‘A Praia Não É Um Cinzeiro’ estiveram na Praia Formosa, distribuindo pelos poucos banhistas e transeuntes cinzeiros de praia, reutilizáveis e de uso simples.

A trabalhar numa tabaqueira, Júlia Rodrigues era um dos voluntários nesta acção a decorrer hoje e amanhã na maior praia do Funchal.

“Basicamente nós distribuímos cinzeiros que são completamente reutilizáveis para as pessoas conseguirem usar correctamente as beatas depois de terem fumado os seus cigarros. O propósito é sensibilizar os fumadores a colocarem as beatas nestes depósitos em vez se as atirar para qualquer recanto. Infelizmente vemos muitas vezes que há muitas beatas no fim do dia que ficam espalhadas na praia, e esta acção visa sensibilizar para comportamentos mais assertivos por parte dos fumadores tradicionais, prevenindo desta forma este tipo de poluição, no caso em questão, nos espaços balneares”.

Munidos com cerca de centena e meia de cinzeiros, os dois voluntários contam já este sábado distribuir os mesmos por fumadores que frequentam a Praia Formosa.

“Temos muitos cinzeiros, talvez uns 150 ou até mais”. Apesar dos poucos banhistas presentes na Praia Formosa ao final da manhã, e o movimento no Passeio Público Marítimo também ser pouco significativo, ambos estavam confiantes numa boa campanha, até porque, “quem é madeirense vem à praia com sol ou com chuva”, vaticinou.

De resto, minimizou o facto de esta campanha ‘só’ ter chegado à Madeira agora, quando a época balnear está a terminar.

“O objectivo desta acção é sensibilizar, banhistas e não só, por isso é sempre oportuno fazê-lo, independentemente da época do ano. Acresce que esta campanha já percorreu várias praias do continente, de norte a sul, e também passou pelos Açores, antes de chegar à Madeira. Importa também lembrar que esta não é a primeira vez que tal ocorre aqui no Funchal. Já nos últimos anos foram feitas acções semelhantes no período de Verão”, concretizou.

A campanha é promovida pela Tabaqueira e que conta com a parceria do DIÁRIO.