Como é bem melhor a Educação na Madeira

No Continente, não se sabe ainda se vão abrir todas as escolas, se vai haver professores para todos, se os professores vão continuar em greve até que se lhes seja feita justiça na recuperação do tempo de serviço, se há salas de aulas com água a entrar, se há computadores para todos os alunos, se os manuais digitais vão chegar, finalmente, como prometido, a todos os alunos.

Na Madeira, cerca de 6.200 professores da Madeira recuperaram todo o tempo de serviço em que a sua carreira esteve congelada. O diploma estipulou um faseamento de 7 anos, ou seja, docentes estão a recuperar um ano e meio a cada ano que passa.

Na Madeira, todos os professores já sabem onde serão colocados e os concursos foram realizados a tempo e horas.

Na Madeira, as bolsas de estudo foram reforçadas, os estudantes são apoiados, através do Estudante Insular, nas suas deslocações até ao Continente, o apoio previsto no quadro da Ação Social Escolar foi alargado a mais alunos e com valores superiores.

Na Madeira, reduziu-se em 40% as mensalidades dos infantários e nas creches a redução de tarifários abrange cerca de mil famílias.

Na Madeira, as crianças chegam cada vez mais cedo ao sistema educativo, como atestam todos os dados disponíveis, nomeadamente as taxas de frequência das valências não obrigatórias de Creche e dos dois primeiros anos da Educação Pré-escolar, neste último caso com uma taxa que é a mais elevada do país e está para além da meta europeia fixada nos 95%.

Na Madeira, 92% dos alunos concluem o ensino secundário e destes 87% concorrem ao ensino superior.

Na Madeira, as escolas têm rede de Internet, os alunos têm refeições mais baratas, foram criadas salas do futuro em todas as escolas dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico e secundário e entregues manuais digitais aos alunos a partir do 5ª ano e até ao 10º ano (dentro de dois anos letivos, 12º ano também estará abrangido)

Na Madeira, o sistema regional de ensino conta com cerca de 180 técnicos no apoio educativo especializado, que contempla psicólogos, terapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais.

Na Madeira, como se pode comprovar, a Educação está bem melhor! Para professor, para os alunos, para os funcionários, para as famílias.

Ângelo Silva