5 Sentidos

Tuna de Câmara de Machico comemora hoje 40 anos

None

Hoje a Tuna de Câmara de Machico comemora 40 anos com um concerto que decorrerá pelas 20 horas nas instalações do Centro Cívico da Ribeira Seca. Este concerto de aniversário será especial, segundo a organização, porque vão participar vários elementos que pertenceram à Tuna há mais de 30 anos e que hoje aceitaram o convite para tocar uma peça neste dia de aniversário daquela colectividade.

A Tuna de Câmara de Machico nasceu na Ribeira Seca, em Setembro de 1983, por iniciativa do Padre Martins Júnior, com o intuito de preencher um espaço específico no panorama cultural do concelho, tornado mais acessível a, uma então, população altamente ruralizada, estilos musicais mais eruditos só acessíveis em grandes centros urbanos. Esta tuna é parte integrante do CCCS- RS (Centro Cívico Cultural e Social da Ribeira Seca).

Esta tuna dedica-se originariamente à música de câmara tendo como director artístico o Padre Martins Júnior. Tem a honra de conservar vários instrumentos do famoso agrupamento bandolinístico da Madeira, denominado “Septeto Dr. Passos Freitas”, que percorreu o mundo nos anos 20 do século passado.

Desde 1983 actuou em Vários hotéis da Madeira, sendo inclusive a orquestra residente do Hotel Atlantis, e participou também no Natal dos Hospitais em diversas ocasiões.

Marcou presença em vários Encontros de Tunas de bandolim da Madeira e é participante assíduo do Festival de Bandolins da Madeira que decorre anualmente no Teatro Baltazar Dias.

A Tuna de Câmara de Machico é também parte integrante dos documentários Internacionais “Jardins, Bandolins e Outros abraços”, e “Na Rota do Bandolim da Madeira com Hamilton de Holanda” ambos galardoados em diversos festivais internacionais e que têm como principal objetivo promover o papel do bandolim no panorama cultural e social da Ilha da Madeira, levando assim, também, o nome de Machico além-fronteiras.

Em Agosto de 2022 actuou pela primeira vez fora da ilha da Madeira, nos Açores, no Município das Lajes do Pico, geminado com o Município de Machico aprofundando assim a ponte histórico-cultural que une estas duas localidades insulares.

É co-organizadora do “Encontro de Bandolins Padre Martins Júnior”, realizado actualmente e que tem como homenagear elementos da sociedade civil que se destacaram na promoção da arte bandolinistica.

Tem desde a sua fundação uma escola de música, um projecto que tem como objectivo promover e ensinar o bandolim, junto dos mais novos, desde muito cedo, cultivando assim o interesse pela música, e em especial por este instrumento, junto das crianças, escola essa por onde já passaram várias centenas de crianças e jovens ao longo das suas quatro décadas de história.

É sócia integrante da Associação de Bandolins da Madeira, fazendo parte do projecto turístico-cultural “Rota do Bandolim da Madeira”, dinamizado pela referida associação.

O seu repertório é vasto, e inclui música Clássica, bandas sonoras de filmes e séries, bem como música popular, em particular de Machico.