DNOTICIAS.PT
Madeira

Europe Direct Madeira celebra Semana Europeia da Mobilidade 2023

None Ver Galeria

Chega ao fim mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), efeméride que o Europe Direct Madeira (EDM) celebrou com diversas acções comemorativas. Destaque para a iniciativa 'Contrariando mitos', que recorreu à bicicleta eléctrica como modo de transporte sustentável, para efetuar o trajecto entre o Funchal e o Pico do Areeiro, "contrariando o mito da orografia como barreira intransponível".

No dia 18, a iniciativa 'À Roda dos Ecossítios', em parceria com a Associação Insular de Geografia, o ECOS Machico, a Câmara Municipal de Machico e o Ludens Clube Machico, teve lugar um passeio de cicloturismo entre Machico e o Caniçal, juntando diversos participantes que passaram por diversos sítios de importância natural e histórico/cultural do concelho.

No dia 19, o gestor do EDM moderou o debate “A condução não é um jogo”, na Universidade da Madeira. Centrado no tema da sinistralidade, esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Funchal reuniu um número expressivo de participantes, focados na reflexão sobre possíveis medidas da sinistralidade.

No dia 20, o EDM participou na emissão especial da TSF Madeira, focando a sua intervenção sobre o tema da sustentabilidade e eficiência energética.

No decorrer da semana, os recursos humanos da Entidade de Acolhimento - Associação Insular de Geografia, optaram por realizar as suas deslocações diárias casa-trabalho-casa, recorrendo à partilha do veículo (carpooling) e à bicicleta eléctrica. "No total, foram percorridos 1300km, que se traduziram numa poupança de combustível na ordem dos 133,50€ e menos 130 kg de CO2 libertados na atmosfera", dá conta uma nota do EDM.

A SEM é uma iniciativa que teve a sua origem no ano 2000 com a celebração do Dia Europeu sem Carros, evoluindo mais tarde para uma semana completa de eventos. À margem desta efeméride, o Europe Direct relembra que "qualquer entidade (publica ou privada) pode, em qualquer altura do ano, dar o seu contributo em prol da mobilidade sustentável, através das 'mobility actions', bastando para tal, efectuar o registo do evento no respectivo site oficial".