Madeira

SESARAM continua a tentar recuperar todo o sistema após ataque informático

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) acaba de informar, neste final de sábado, 2 de Setembro de 2023, que ao dia de hoje "prossegue a operação de restabelecimento dos equipamentos e acessos a todos os serviços clínicos e não clínicos".

Numa curta declaração da vice-presidente do Conselho de Administração, Filipa Freitas, repete e reforça "os dois apelos que têm sido feitos" desde que a 6 de Agosto o sistema informático do SESARAM foi alvo de um ciberataque.

Primeiro, "o de os utentes que se desloquem a uma unidade de saúde do SESARAM, sejam portadores de informação que tenham em sua posse" e, segundo, "aos utentes que usem a aplicação do SNS, solicita-se o uso para medicação habitual".

O apelo termina agradecendo "a todos os utentes e profissionais pelo apoio e colaboração".

Ciberataque ao SESARAM é grave: há consultas, cirurgias e exames cancelados e telefones provisórios

O Serviço Regional de Saúde (SESARAM) anunciou, esta noite, através de comunicado, que devido ao ciberataque de que foi hoje alvo toda a actividade clínica não urgente estará suspensa durante o dia de amanhã. Consultas, cirurgias programadas e análises clínicas e meios complementares de diagnóstico não serão realizados nesta segunda-feira. A empresa pública da saúde reforçou o pedido de que os utentes “só se desloquem ao Serviço de Urgência em manifesto caso de necessidade”.