5 Sentidos

"Revitalizar a Festa da Juventude foi uma escolha acertada"

None

A Festa da Juventude, o festival mais antigo da Madeira, reactivou-se este ano num modelo diferente do original que aconteceu há cerca de 40 anos.

Sem querer revelar números de entradas, o organizador do evento traçou um balanço positivo deste regresso e garantiu que a revitalização do festival foi "uma escolha acertada".

O único balanço que se pode fazer neste momento e acontecendo o que aconteça hoje, o balanço é bastante positivo e estamos com a certeza com a escolha e esta opção de revitalizar foi uma escolha acertada. Só pelo que aconteceu ontem já é a prova que a Festa da Juventude voltou e a nossa ideia é manter o evento nos próximos anos. Pedro Barbosa, promotor

Dando como exemplo do sucesso do primeiro dia, que aconteceu ontem no Parque de Santa Catarina, o promotor explicou que nem a chuva, que se fez sentir na capital madeirense, foi impedimento na animação e energia que se presenciou na emblemática "sala de espectáculos" madeirense.

"Esteve a chover e ninguém arredou pé. O público aguentou mais de uma hora de concerto à chuva. Não foi de maneira nenhuma um constrangimento e de facto faz-nos ver que isto foi de facto uma escolha acertada", frisou.

Além do mais, o promotor também fez questão de destacar o "momento único" que envolveu o Pedro Abrunhosa e o Nininho Vaz Maia, os dois cabeças de cartaz do arranque do festival. "O Pedro convidou o Nininho para cantar uma música junto com ele. Então foi o Pedro Abrunhosa ao piano e o Nininho na voz, depois a banda entrou toda e foi de facto um momento espectacular. É algo que nos deixou surpresos e um momento que nunca mais vai voltar a acontecer", referiu.

Quanto às críticas que surgiram por causa do valor dos ingressos, Pedro Barbosa, realça que os valores são os certos para viabilizar um evento desta magnitude. "Toda a gente hoje em dia reclama dos preços no geral, mas agora nós entramos no mercado nivelados um bocadinho por baixo daquilo que existia. Se não forem estes preços, de facto não se consegue viabilizar um evento deste género", afirmou, reforçando que a Festa da Juventude apresentou valores um pouco mais abaixo que o Summer Opening, que é um evento similar. "Fizemos um levantamento daquilo que se passava em termos de concorrência e aquilo que nós efectuámos foi nivelar um pouco abaixo dos preços do Summer Opening, embora eles tenham feito algumas promoções na compra antecipada que nós fizemos, enquanto nós optamos pelos descontos para determinadas classes etárias", esclareceu.

Festa da Juventude contagia miúdos e graúdos

Veja as fotos captadas pelo fotojornalista Miguel Espada da ASPRESS

De referir que além da animação músical, o festival proporciona ainda ao público momentos de grande lazer através da sua 'FunZone' gratuita, que conta com actividades como paintball, e-sports, escalada e uma ponte suspensa.

Para hoje, último dia da Festa da Juventude, são esperadas novamente muitas pessoas que vão assistir aos concertos de Silv4, Krod, Gama, The Gift, Tio Jel e Piruka.

Os bilhetes que têm um custo entre os 24 e 30 euros podem ser adquiridos através da Ticketline.