Mundo

Mais de cem mil casas nos EUA continuam sem electricidade devido ao furacão Idália

None

Mais de cem mil casas e empresas nos estados da Flórida e da Geórgia, nos EUA, continuam hoje sem eletricidade, na sequência dos danos provocados pelo furacão Idália, na quarta-feira.

As rajadas de vento e a água destruíram redes elétricas inteiras, que podem levar semanas a reinstalar.

Segundo a plataforma PowerOutage.us, são cem mil as casas e empresas ainda sem energia.

O número inclui quase todos os 28 mil clientes da cooperativa Suwannee Valley Electric, que fornece energia a quatro condados do interior da Flórida através de 6.600 quilómetros de linhas.

A cooperativa avisou os seus clientes para se prepararem para ficarem sem eletricidade durante duas semanas, uma vez que perdeu a maior parte dos principais cabos que levam a eletricidade ao território, juntamente com mais de 400 postes partidos e 2.500 casos de equipamento danificado ou linhas caídas.

A empresa estava a mobilizar de outros locais mais trabalhadores, aumentando a sua força de 100 funcionários de linhas, aparadores de árvores e outros para mais de 750 pessoas e estavam a ser instalados geradores para permitir a alguns restaurantes e empresas funcionarem.

"Vai demorar algum tempo até que toda a gente volte a ter energia", comunicou o diretor executivo da cooperativa, Mike McWaters, aos seus clientes.

A situação não foi tão grave a oeste, onde a Tri-County Electric Cooperative avisou inicialmente os seus 14.500 clientes de cortes de eletricidade durante duas semanas, mas reviu essa informação para informar que todas as casas, exceto as mais danificadas, terão a situação normalizada na terça-feira.

Em Valdosta, na Geórgia, onde quase metade dos 32.000 clientes de eletricidade do condado circundante ficaram sem energia, a universidade local manteve os planos de jogar futebol no sábado, mas mudou o jogo da noite para a tarde, devido a problemas de energia.

O furacão atingiu a costa oeste norte-americana na manhã de quarta-feira com ventos contínuos de 201 quilómetros por hora em várias regiões da Flórida.