Regionais 2023 Madeira

Albuquerque: "Toda a gente sabe que eu não sou neutro"

Presidente do Governo insiste que o CNE não o proíbe de estar em inaugurações

None
Foto OD

"Toda a gente sabe que eu não sou neutro. Sou presidente do Governo eleito por uma força partidária". A resposta é de Miguel Albuquerque perante a insistência dos jornalistas sobre a participação do presidente do Governo Regional em inaugurações que parecem 'arraias', como aquela que decorre no Centro de Processamento de Banana, em São Martinho.

Antes havia reiterado que não está impedido de presidir a inaugurações, desde que não faça apelos ao voto.

Em causa o facto de a Comissão Nacional de Eleições (CNE) ter advertido Miguel Albuquerque a abster-se de por em causa os deveres de neutralidade e imparcialidade perante as restantes candidaturas às eleições regionais, na sequência de queixa do BE.

Na decisão, divulgada hoje, a CNE "delibera advertir o Presidente Governo Regional da Madeira para que se abstenha, no futuro e até ao final do processo eleitoral, de proferir declarações, assumir posições ou praticar actos que, directa ou indirectamente, favoreçam ou prejudiquem uma candidatura em detrimento ou vantagem de outras, ou que de qualquer modo ponham em causa o cumprimento dos deveres de neutralidade e imparcialidade" a que está obrigado pela Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.