Madeira

Centro Social e Paroquial de Santo António com mais ajudantes domiciliárias

A Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas vai apresentar uma candidatura ao PRR para a construção de 20 novas camas

None

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, anunciou esta terça-feira, 8 de Agosto, durante uma visita ao lar de idosos, gerido pelo Centro Social e Paroquial de Santo António, que a equipa de ajudantes domiciliárias da instituição será reforçada em breve. 

Vamos começar a reforçar em breve a equipa de ajudantes domiciliárias desta instituição que tem, neste momento 80 ajudantes domiciliárias que chegam, diariamente, a mais de 550 pessoas. Pretendemos prestar uma resposta cada vez mais eficaz junto da nossa população e decidimos avançar, através do Instituto de Segurança Social, com o reforço de meios humanos no âmbito desta resposta social, uma vez que uma das estratégias do Governo Regional é precisamente retardar e evitar, ao máximo, a institucionalização desta população menos jovem. Rita Andrade

Na ocasião, a governante destacou que o Centro Social e Paroquial de Santo António “tem um papel preponderante no Funchal, mais precisamente, em Santo António, uma zona com muita população, pelo que se torna fundamental reforçar o serviço de apoio domiciliário (SAD) para prestar uma resposta mais eficaz e de maior proximidade junto da nossa população”, dando conta que a instituição "chega diariamente a mais de 1.800 utentes através das oito respostas sociais que disponibiliza".

O Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, apoia o Centro Social e Paroquial de Santo António, "ao nível do funcionamento, com mais de 3,3 milhões de euros por ano”, disse. 

A deslocação serviu ainda para Rita Andrade ouvir a Instituição sobre o seu objectivo de apresentar uma candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, mais precisamente, para o alargamento das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI´s) em 20 camas. 

Vemos com muito agrado a manifestação de interesse e o projecto apresentado pelo Centro Social e Paroquial de Santo António com vista à construção de 20 novas camas para funcionarem como ERPI (lar), através das verbas do PRR. É uma instituição que que conhecemos muito bem, com quem já trabalhamos há muitos anos, o que nos dá muita confiança, e nos tem dado um conjunto de respostas muito eficazes, pelo que apoiamos a 100% esta manifestação de interesse por parte do Centro Social. Rita Andrade

As novas candidaturas ao PRR para a requalificação e o alargamento das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPIS) abriram a 3 de Agosto através do aviso número 6 com uma dotação de 34,6 milhões de euros. O investimento vai permitir a criação de vagas em respostas sociais nas ERPI´s, ou seja, cerca de 404 vagas. O período para apresentação de candidaturas decorre até 8 de Setembro próximo.