Madeira

Centro Interpretativo Ecos Machico assinala 2.º aniversário com 'Caça ao Ecossítio'

Cerca de 6.000 pessoas participaram em 76 acções promovidas pelo CIEM

None

O Centro Interpretativo Ecos Machico (CIEM), localizado no antigo Mercado Municipal, assinala esta quarta-feira, 9 de Agosto, o seu segundo aniversário, com uma acção pública destinada aos jovens, uma 'Caça ao Ecossítio', actividade através da qual poderão testar os seus conhecimentos sobre a história e os valores naturais dos ecossítios de Machico.

Actualmente são já 40 os Ecossítios identificados na localidade com interesse para a preservação da geodiversidade, biodiversidade, história e cultura, cujo conteúdo científico já foi divulgado em acções de sensibilização, formação e visitas participativas.

Em nota emitida, a Associação Insular de Geografia, - co-promotora do projecto em conjunto com o Município de Machico, - aponta que o Centro Interpretativo Ecos Machico  "registou cerca de 6000 participantes, em 76 ações, seja em distribuição de material informativo, em visitas interpretativas a vários Ecossítios das várias freguesias, o lançamento e leitura do Conto Infantil ou as ações de sensibilização através do jogo de tabuleiro 'Voltinhas', distribuídos gratuitamente pelas escolas do concelho". Durante o segundo ano, também teve lugar a primeira edição da Conferência Ecos Machico, uma formação acreditada para docentes e a produção de documentários '1 minuto Ecos Machico', ainda em fase de apresentação, no âmbito da sustentabilidade territorial.

O Ecos Machico, é um projecto promovido pela Câmara Municipal de Machico e Associação Insular de Geografia, desde Janeiro de 2021.