Madeira

Nacional defronta Leixões na Choupana

O jogo acontece, hoje, às 18h00

None
Foto Aspress

O CD Nacional defronta hoje o Leixões, pelas 18h00, no Estádio da Madeira. 

Neste encontro, a contar para terceira jornada da II Liga, os alvi-negros procuram conquistar a primeira vitória. Isto depois de terem somado duas derrotas, com o Marítimo e o Torreense. 

Marítimo vence Nacional por 2-1 no arranque da II Liga

Marítimo foi hoje ao Estádio da Madeira vencer o Nacional por 2-1, naquele que foi um dos jogos que marcou o arranque da Liga Sabseg (II Liga) 2023/2024.

Nacional perde na visita ao Torreense

Alvinegros derrotados, por 3-0, na deslocação a Torres Vedras

Em 25 jogos disputados entre estas duas equipas, o Nacional ganhou 13 e perdeu 5. Houve 7 empates. Além disso, no confronto entre ambos, foram marcados 39 golos pelos alvi-negros e 29 pelo adversário. 

Entretanto, na antevisão feita a esta partida, o treinador do CD Nacional, Tiago Margarido, disse já ter mudado "cerca de 40% da equipa", esperando, assim, vencer o Leixões. 

O nosso objectivo é entrar em todos os jogos para vencer e este não fugirá à regra. O facto de o Leixões ter perdido na primeira jornada com o Penafiel não foi um resultado justo, na minha óptica. Foi um jogo muito bem disputado e o resultado é um pouco enganador perante o que se passou dentro das quatro linhas. Mas não olhamos para o adversário, o que interessa somos nós, o nosso processo e o caminho que estamos a percorrer. Obviamente que este jogo será para ganhar". Tiago Margarido

Os alvi-negros esperam poder contar com o apoio dos adeptos.

Saiba que outros assuntos marcam a agenda de hoje: 

Às 9h00, o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, participa na sessão de abertura da 7.ª edição do projecto 'Hospital dos Pequeninos', organizada pela AJEMED Madeira. no Museu da Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita, às 10h30, a clínica Nephocare , na rua 5 de Outubro.

Pelas 14h00, o PTP leva a cabo uma iniciativa, junto ao Penedo do Sono - Porto Santo. 

A CDU realizam pelas 17h00, uma iniciativa sobre as obras públicas inacabadas, estando prevista uma intervenção política de Edgar Silva, no Largo dos Álamos. 

A Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural realiza a cerimónia oficial de divulgação e premiação das Sidras Naturais distinguidas na primeira edição do Concurso Internacional de Sidras Naturais Madeira'23, uma aposta deste organismo público que contou com a parceria estratégica da Qualifica oriGin/Portugal e do Hotel Saccharum. A entrega dos prémios terá lugar no 6.º andar do Edifício Golden Gate, a partir das 18h30, numa cerimónia onde serão distinguidas 46 das 72 sidras naturais submetidas ao rigor, imparcialidade e independência de 33 peritos convidados pela organização, entre os quais se destacam escanções, enólogos, professores universitários regionais e europeus, chefes executivos de unidades hoteleiras de renome da Madeira, formadores e jornalistas locais e estrangeiros.

Às 19h00, acontece a apresentação da Rampa Regional da Ribeira Brava, no Clube Desportivo da Ribeira Brava. 

A XVIII Semana Europeia de Folclore prossegue, pelas 21h00, no auditório do Jardim Municipal do Funchal. 

Principais acontecimentos registados no dia 28 de Agosto:

1481 - D. Afonso V morre na vila de Sintra, aos 49 anos.

1551 - Lisboa é atingida por um tremor de terra.

1578 - Sobe ao trono o Cardeal D. Henrique, Inquisidor-Mor do Reino.

1640 - Os escoceses derrotam as forças inglesas em Newbuern-on-Tyne.

1676 - Morre o compositor espanhol Juan Cererols, pioneiro da estética barroca na Península.

1749 - Nasce o escritor, poeta e filósofo alemão Johann Wolfgang von Goethe, expoente do Romantismo, autor de "Fausto", "A Paixão do Jovem Werther", "Afinidades Eletivas".

1797 - D. Maria I cria por alvará a Brigada Real da Marinha.

1810 - Início da terceira invasão francesa, com a tomada de Almeida, junto à fronteira de Vilar Formoso.

1828 - Nasce o escritor russo Lev Nikolayevich, Graf (count) Tolstoy,Leon Tolstoi, autor de "Anna Karenina" e "Guerra e Paz".

1848 - Os boers são derrotados em Boomplatz pelas forças britânicas, no sul de África.

1850 - Estreia-se, em Beyreuth, a ópera "Lohengrin", de Richard Wagner.

1859 - É obtida a primeira extração mundial de petróleo em Titusville, EUA.

1903 - Nasce Bruno Bettelheim, psicólogo austríaco, autor de "A Psicanálise dos Contos de Fadas".

1910 -- Crepúsculo da monarquia portuguesa. Os deputados do movimento Republicano vencem as eleições nos círculos de Lisboa, Porto, Aveiro e Setúbal.

- Montenegro é proclamado independente, começando o reinado de Nicolau I.1913 - O Palácio da Paz é oferecido à cidade da Haia, Holanda, pelo milionário norte-americano Andrew Carnegie.1924 - Nasce a escritora neozelandesa Janet Paterson Frame Clutha, autora de "Um Anjo à Minha Mesa".1928 - Uma conferência de todos os partidos, reunida em Lucknow, na Índia, vota pelo estatuto de domínio dentro do Império britânico.1938 - As SS de Hitler abrem o campo de concentração de Mauthausen, na Áustria. Chegam os primeiros prisioneiros, vindos do campo de Dachau, inaugurado em 1933, nos arredores de Munique.

1942 - Nasce na cidade de Luanda José Eduardo dos Santos, filho de Eduardo Avelino dos Santos e de Jacinta José Paulino, um pedreiro e uma doméstica.

1944 -- II Guerra Mundial. As cidades francesas de Marselha e Toulon são libertadas da ocupação nazi.

1959 -- Morre, com 68 anos, o compositor checo Bohuslav Martinu, autor de "Les Fresques de Piero della Francesa" e "Le revue de cuisine".1963 - Realiza-se uma marcha sobre Washington, em defesa dos direitos da população negra. O ativista político americano Martin Luther King declara "I have a dream".- A Assembleia Nacional da Argélia aprova a primeira Constituição política do país.1972 - O nadador norte-americano Mark Spitz ganha a primeira das sete medalhas de ouro que conquistaria nos Jogos Olímpicos de Munique.1981 - O Centro Nacional para o Controlo de Doenças nos EUA alerta para a grande incidência do Sarcoma de Kaposi na comunidade homossexual do país.

1984 - A comunidade asiática da África do Sul tem direito a voto, pela primeira vez na história do país, em eleições nacionais. A maioria dos 410 mil eleitores asiáticos boicota o ato eleitoral.1987 -- Morre, com 81 anos, o ator e cineasta norte-americano John Marcellus Huston, realizador de "Rainha Africana" e "O Tesouro de Sierra Madre".1988 - A China e a URSS iniciam conversações, em Pequim, para porem termo ao conflito no Cambodja.1990 - O Iraque declara o Kuwait a décima nona província, após a anexação. Ao mesmo tempo ordena a libertação das mulheres e crianças ocidentais feitas reféns, no país.1995 -- Morre, com 65 anos, o escritor Michael Ende, autor de "História Interminável".1996 -- Começa em Estocolmo, Suécia, a I Conferência Mundial sobre a exploração sexual de Crianças que reunirá delegados de mais de 130 países e centenas de organizações internacionais. 1997 - O Conselho de Segurança da ONU aprova sanções contra a UNITA, por falta de cumprimento dos Acordos de Lusaca.1998 - Entra em vigor o novo Código Legal paquistanês, baseado no Corão.-- Começam os confrontos entre grupos rebeldes tutsis e forças da República Democrática do Congo.2000 - Encerra o jornal L'Unitá, fundado por Antonio Gramsci, antigo órgão do Partido Comunista Italiano.2001 -- Morre, com 23 anos, o guarda-redes ucraniano Sergei Perkhun, do CSKA de Moscovo, depois do choque com um adversário, num jogo do campeonato russo.

2002 - É constituída, em Lisboa, a comissão para o Plano de Promoção do Estudo da Matemática e das Ciências e António Manuel Baptista, professor catedrático de Física da Academia Militar, vai presidir a comissão.

-- Morre, aos 79 anos, o pintor Fernando Azevedo, presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes.

2003 - O governo russo aprova o projeto para a criação do espaço económico comum entre a Rússia, Bielorrússia, Ucrânia e Cazaquistão.

2005 -- O presidente da Câmara de Nova Orleães, Ray Nagin, ordena a evacuação imediata e obrigatória da cidade, de 485.000 habitantes, devido à chegada do furacão "Katrina", classificado na categoria 5, grau mais elevado da escala de Saffir-Simpson.

- Versão final do projeto da primeira Constituição iraquiana é assinada em Bagdad.

2006 -- Lançamento do Passaporte Eletrónico Português.

2007 - É publicado em Diário da República o diploma que altera o regime de acesso dos cidadãos ao direito e aos tribunais.

- O chefe da diplomacia turca, Abdullah Gul, é eleito Presidente da República da Turquia, à terceira volta, numa importante vitória para o governo de inspiração islâmica depois de meses de confrontação com o aparelho secular.

- Morre, com 72 anos, Francisco Umbral, escritor espanhol, autor de "E Como Eram as Ligas de Madame Bovary" (2003), Prémio Príncipe das Astúrias das Letras em 1996 e Prémio Cervantes de 2000.

- Morre, aos 75 anos, Hilly Kristal, empresário norte-americano, fundador do clube nova-iorquino CBGB, que revelou nomes como os Ramones, Patti Smith, Talking Heads ou Blondie.

2008 - Os donos de cães potencialmente perigosos vão passar a ser responsabilizados criminalmente pelos seus ataques, segundo a proposta de lei aprovada em Conselho de Ministros

- Barack Obama é nomeado candidato do Partido Democrata às eleições de novembro para a Presidência dos Estados Unidos por aclamação, por sugestão da sua ex-adversária nas primárias democratas Hillary Clinton. O senador Joe Biden é nomeado formalmente candidato do Partido Democrata à vice-presidência dos Estados Unidos

- O futebolista português Cristiano Ronaldo é eleito o melhor jogador da edição 2007/2008 da Liga dos Campeões em futebol que ajudou o Manchester United a conquistar, ao apontar oito golos.

2012 -- Morre, aos 81 anos, Malcolm Browne, fotógrafo e jornalista norte-americano autor da famosa foto de um monge budista que se imolou no Vietname do Sul, em 1963.

2017 -- Morre, com 79 anos, Mireille Darc, atriz e um dos ícones do cinema francês na década de 1960/1970.

- Morre, aos 85 anos, Ebrahim Yazdi, um dos dissidentes mais importantes do Irão, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros.

- Morre, aos 82 anos, Tsutomu Hata, político japonês que exerceu o cargo de primeiro-ministro durante um breve período em 1994 depois de ter ocupado várias pastas.

2018 -- Morre, com 34 anos, Tina Fuentes, nadadora que integrou a melhor equipa espanhola de natação sincronizada de sempre.

2019 -- Morre, aos 90 anos, Nicolas Leoz, paraguaio, antigo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol e ex-vice-presidente da FIFA.

2020 - A escritora Lídia Jorge é distinguida com o Prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, de Literatura em Línguas Românicas.

- O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, no cargo desde 2012, anuncia a sua renúncia por motivos de saúde.

- Morre, aos 43 anos, Chadwick Boseman, ator norte-americano, interpretou os ícones negros Jackie Robinson e James Brown, e deu vida ao Rei T'Challa em "Pantera Negra".

2021 - A França anuncia a conclusão da operação de retirada do Afeganistão, que abrange cerca de três mil pessoas, e a Turquia também dá por terminada a retirada do seu pessoal.

Este é o ducentésimo quadragésimo primeiro dia do ano. Faltam 125 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia:

Todas as famílias felizes se assemelham entre si, cada família infeliz é "Todas as famílias felizes se assemelham entre si, cada família infeliz é infeliz à sua maneira". Leon Tolstoi (1828-1910), escritor russo