Mundo

Substância extraída do veneno de peixe identificada no Brasil para tratar asma

None
Foto Shutterstock

Um grupo de investigadores do Instituto Butantan do Brasil anunciou hoje ter identificado uma substância extraída do veneno de uma espécie de peixe com propriedades anti-inflamatórias que é eficaz no tratamento da asma.

A proteína é capaz de reduzir em mais de 75% o número de células que, em decorrência da asma, causam inflamação e danos ao tecido pulmonar, informou a entidade científica ligada ao governo do estado de São Paulo.

Os resultados de um estudo para o tratamento da asma com a proteína TnP, derivada do veneno do peixe-sapo de pontas claras ("Thalassophryne nattereri"), foram publicados num artigo da última edição da revista científica Cells.

A proteína foi descrita em 2007 pelas imunologistas Carla Lima e Monica Lopes Ferreira, investigadoras do Butantan, e sintetizada em laboratório pela organização, que a patenteou nesse mesmo ano.

Desde então, vários projetos de investigação da organização têm apontado a partícula como potencial candidata ao sucesso no tratamento de algumas doenças inflamatórias crónicas.

No caso específico da asma, os investigadores testaram um grupo de animais com asma tratados com a partícula, outro grupo tratado com dexametasona, que é o medicamento utilizado para combater a doença, e um terceiro grupo que recebeu placebo.

Nos animais tratados com TnP, além de uma redução de 75% no número de células que causam inflação e danos ao tecido pulmonar, a substância reduziu em 100% o número de eosinófilos, responsáveis pela inflamação em metade dos pacientes com asma.

O tratamento com a proteína sintetizada também reduziu a hiperplasia das células brônquicas produtoras de muco, que os médicos acreditam ser a chave para aliviar os sintomas da asma.

Ao contrário das terapias convencionais para a asma, que podem causar sintomas como taquicardia, agitação e dor de cabeça, a TnP não teve efeitos adversos.

Este peixe, cujo veneno é estudado pelo Instituto Butantan desde 1996, é venenoso e habita a costa atlântica entre o nordeste do Brasil e o noroeste da Colômbia e, por se esconder em buracos na areia e sobreviver até 18 horas fora de água, costuma causar acidentes com banhistas.

O contacto com os seus espinhos provoca dor aguda, sensação de queimadura, inchaço e necrose dos tecidos.