Madeira

Desemprego baixou 62% desde 2015, refere Rita Andrade

None
Foto Miguel Espada/ ASPRESS

"Desde 2015 que passamos de mais de 22 mil pessoas em situação de desemprego para 8.400. São menos 62%, um número que continua a baixar", anunciou a secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, no encerramento da IV Gala do Empreendedor, que decorreu esta tarde na sala azul do Centro de Congressos da Madeira.

Na ocasião, referiu que os projectos de empreendedorismo distinguidos na gala, "muito têm contribuído para esta evolução tão positiva".

Muito me orgulha que estas novas gerações da nossa Região Autónoma da Madeira estejam a dar uma lição no sentido de ultrapassarem os constrangimentos estruturais da economia regional, devido, nomeadamente às suas especificidades relacionadas com a nossa insularidade. Hoje, num contexto onde as tecnologias têm um papel preponderante, e nos permitem chegar mais longe. Chegar também onde quisermos. Rita Andrade.

Vincou que estas empresas, além de terem um papel "importante" para a economia, também permitiram criar mais emprego, mais postos de trabalho, através do seu crescimento.

Dão-nos alento e a certeza que também o Governo Regional está no caminho certo em termos da nossa estratégia, e que temos feito as apostas certas, nas pessoas certas, nos melhores projectos, num combate sem tréguas à exclusão social que o desemprego representa. Porque o emprego é um pilar social fundamental. Rita Andrade.

Tal como já referido pelo presidente do Governo Regional foram criadas, no âmbito do Programa de Criação de Empresas e Emprego (CRIEE) e do Empreender Jovem (EJOVEM), 489 novas empresas, através do Instituto de Emprego da Madeira, que resultaram na criação de 847 novos postos de trabalho, o que corresponderam a um investimento na ordem dos 8,5 milhões de euros.

Os projectos são de âmbito regional, sendo mais prevalente no concelho do Funchal, representando cerca de 54% do total dos projectos aprovados, seguindo-se Santa Cruz (15%) e Machico (9%). Rita Andrade acrescenta que "47% dos projectos são respeitantes ao sector dos serviços, seguindo-se as áreas da restauração e similares, 21%, e do comércio, 19%".

No que diz respeito às faixas etárias, a maioria, 59%, tem idade compreendida de entre os 30 e 44 anos. Já os jovens, com idade até aos 29 anos, representam 20% do total dos projectos. 

A concluir, afirma que o Governo regional continuará a "apoiar todos os que se atrevem a sonhar, com os pés bem assentes na terra, trabalhando muito no seu dia-a-dia para concretizar os objetivos a que se propuseram".

Das 140 empresas presentes na gala, foram entregues sete contratos de concessão de incentivos a sete novas empresas no âmbito do Programa de Criação de Empresas e Emprego (CRIEE) e do Empreendedor Jovem (EJovem).