Regionais 2023 Madeira

PAN considera fundamental falar de questões "que são transversais e que afectam toda a humanidade"

None

O cabeça-de-lista do PAN percorreu, hoje, o areal do Porto Santo e esteve à conversa com um grupo de jovens. Joaquim José Sousa disse ser importante falar de questões "que são transversais e que afectam toda a humanidade".

"O secretário-geral das Nações Unidas, depois de analisar os dados dos meses de Junho e Julho, declarou que acabou a era do aquecimento global e começou a era da ebulição global. O que se está a passar vai inferir com o nosso modelo de vida, com o nosso estilo de vida, com as opções que nós tomamos no nosso dia-a-dia, tem a ver com responsabilidade individual", referiu. 

Um jovem perguntou “o que é que nós jovens podemos fazer”? Ao que Joaquim José Sousa respondeu: “Não se submetam, ajam, lutem pelo futuro". "Os combustíveis fosseis estão a levar-nos para uma situação infernal. O calor está a atingir níveis insuportáveis e nada é feito para combater a desgraça climática, porque para as multinacionais dos transportes e do petróleo vocês são números e o que interessa são os lucros, o que é de todo inaceitável”, insistiu.

Um outro jovem perguntou: “O que é que na Madeira podemos fazer? Somos tão pequenos”. E o cabeça-de-lista do PAN respondeu: "Os líderes devem liderar e a verdade é que Miguel Albuquerque faz lembrar os pianistas do Titanic, negando o que está a acontecer enquanto continua a tocar e a beber gin. Eu digo, meus amigos, basta de hesitações. Basta de desculpas. Basta de esperar que os outros façam primeiro. Nós, o povo, temos o poder do voto e em Setembro. Podemos colocar um deputado ambientalista no parlamento”.