Madeira

Madeira tem 2.000 clássicos e sonha com museu

Património motorizado ganha dimensão com exposição, na Quinta Magnólia, para ver este fim-de-semana

Foto SRTC
Foto SRTC

Em ambiente descontraído, as 'Tertúlias dos Clássicos' voltam a se realizar nesta 4.ª edição do evento em parceria com a TSF-Madeira de forma a reavivar as memórias de pessoas ligadas ao mundo dos automóveis clássicos.

Continua a ser um sonho por materializar a construção de um espaço museológico para que algumas das cerca de duas mil viaturas clássicas ‘resguardadas’ nas muitas garagens madeirenses possam ganhar outro protagonismo junto de residentes e visitantes.

A ideia é constantemente recuperada quando existem motivos para falar sobre as muitas relíquias que se encontram em estado imaculado, na Madeira. É o caso da exposição ‘Clássicos na Magnólia’, que arranca hoje no conhecido jardim do Funchal. Um evento que nasce do esforço da Secretaria Regional do Turismo e Cultural e que está, de forma indirecta, associado ao Rali Vinho Madeira.

‘Clássicos na Magnólia’ com 37 em exposição

O evento anual ‘Clássicos na Magnólia’ irá se realizar, sábado e domingo, na Quinta Magnólia. Esta IV edição será dedicada aos anos 40 do século XX.

A mostra que se exibe com 37 raridades ao longo deste fim-de-semana - 30 automóveis, três motas e quatro bicicletas - serviu de mote para a conversa que acabámos por travar com Miguel Gouveia, presidente do Clube de Automóveis Clássicos da Madeira (CACM). E o tema do museu, que parecia vir a ser uma realidade já em 2015, veio naturalmente à baila.

Isso não depende exclusivamente do Clube de Automóveis Clássicos da Madeira. Teria de haver aqui uma visão mais abrangente, até mesmo governamental, para que se pudesse dar esse passo, porque isso seria um investimento do interesse da Região. Seria extremamente interessante, mas o clube, sozinho, não conseguiria, não tem meios para poder avançar para isso. Miguel Gouveia
O sonho do museu para automóveis clássicos

Miguel Gouveia até lança algumas ideias sobre como poderia ser gerido o espaço, ou seja, o museu teria de ter obrigatoriamente um acervo, ou seja, que não poderiam sair, e depois poderia haver “uma parte itinerante”.

“Carros que podiam estar durante um mês ou dois”, explica, voltando a reforçar que “um espólio próprio” seria o caminho mais indicado, até mesmo com o patrocínio da Região, “porque senão não fazia sentido criar um museu estando alicerçados em viaturas” que não seriam da ‘casa’ ou que não tivessem um “carácter permanente”. Portanto, quase que o primeiro passo a ser dado para a criação do museu “é realmente ter essa garantia”, isto é, “que houvesse carros suficientes para estarem permanentemente no museu”.

O dirigente do clube automobilístico que não tem grandes dúvidas em torno do interesse generalizado que poderia capitalizar uma atracção deste género.

“Basta ver o que se passa no Madeira Classic Car Revival e ver a quantidade de turistas que apreciam e que andam à volta dos carros. Posso estar a ser demasiado optimista, mas tenho a impressão, por uma ou outra conversa que ouvi, de pessoas de fora que já sabem que o Madeira Classic Car Revival se realiza em Maio e marcam exactamente uma semana de férias na Madeira a pensar na exposição e, portanto, não tenho dúvidas que a criação de um museu podia ser bastante interessante”.

O responsável pelo CACM, recentemente eleito presidente da instituição para um mandato de três anos, também não mostra qualquer dúvida sobre a paixão dos madeirenses pela força motriz.

Os madeirenses por si só gostam e adoram carros. E por si só adoram carros clássicos. Nós, de facto, temos um espólio de carros muito interessante e a ideia dos ‘Clássicos na Magnólia” é exatamente tirar esses carros da garagem e mostrá-los a toda a gente, porque realmente são carros muito interessantes, e que muitas vezes até saem pouco. E este tipo de exposição acaba por demonstrar e mostrar aos madeirenses, e a quem nos visita, esse espólio que é extremamente valioso”. Miguel Gouveia
A paixão dos madeirenses pelos clássicos

Sobre a própria transação de bólides, que suscitou negócios de enorme valia sobretudo durante a pandemia, Miguel Gouveia fala num mercado “diferente”, ou seja, os carros vão se valorizando e as pessoas também vão se apercebendo disso.

“Numa óptica de investimento acaba por ser um investimento interessante e, além disso, são investimentos que se podem usar, que se podem usufruir, portanto, sim, há sempre gente interessada em comprar, há sempre gente interessada em vender para comprar melhor. Agora, o que interessa realmente é que esses carros não saiam da Região. Para nós, o importante, enquanto Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, é que realmente os carros que existam na Madeira fiquem na Madeira, e se possível que se consiga trazer outros, também de igual valor, para a Região. Para nós é uma tristeza enorme vermos peças nossas, com matrículas nossas, estarem noutro países ou até mesmo em Portugal continental”, considerou.

O mercado extremamente valioso
É verdade. O dinheiro é tentador, mas isto depois também tem um valor sentimental. As pessoas acabam por ter um valor sentimental aos carros e às vezes há pessoas que têm carros de extremo valor e que se você for perguntar se querem vender vão dizer sempre que não, que aquilo não tem preço, e isso é importante, porque esse valor sentimental é que nos vai permitindo que os carros, de facto, vão ficando por cá. Miguel Gouveia

Notou ainda uma tendência “interessante” que acaba por verificar na Madeira e quase que pode “dizer que é única”.

“O restauro dos carros com um valor mais barato. Não é que sejam carros desinteressantes, mas aqueles carros que se venderam mais, por exemplo, como o Fiat 127 ou o Fiat 500, carros de um segmento mais baixo, as pessoas restauram esses carros com um tamanho cuidado, com um tamanho detalhe, que até os próprios turistas, que não estão habituados nos seus países a ver estes carros nesse estado - como se tivessem acabado de sair do stand - ficam admirados. E isso realmente existe aqui na Madeira”, concretizou.

Madeira acolhe encontro da Aston Martin em Outubro

Penúltima semana do mês vai trazer à ilha cerca de 30 veículos da icónica marca britânica

Em ambiente descontraído, as 'Tertúlias dos Clássicos' voltam a se realizar nesta 4.ª edição do evento em parceria com a TSF-Madeira de forma a reavivar as memórias de pessoas ligadas ao mundo dos automóveis clássicos: incluindo os zelosos proprietários e os mecânicos que os apoiam que na manutenção quer na recuperação dos veículos. Uma oportunidade a não perder na 100 FM com início de difusão a partir das 11h00 e até às 12h00, este sábado e domingo.

Outras iniciativas para hoje

9h30 às 14h30 - 'WorkShop 'Slow Aging Detox' com Bárbara Taborda no Galosol;

Conteúdo Patrocinado por Galo Resort Hotels | 5 técnicas para desacelerar o envelhecimento com Bárbara Taborda

O Slow Aging Detox Workshop terá lugar no Sentido Galosol, Caniço-de-Baixo, no dia 29 de Julho, às 09:30. As vagas estão limitadas a 20 pessoas, sendo que a reserva é obrigatória.

10h00/13h00 e 15h00/18h00 - Torneios de voleibol de praia 'King of the Beach' e 'Queen of the Beach' na Praia da Calheta;

11h00 - PS-Madeira promove Conferência de imprensa com Sérgio Gonçalves no Largo das Palmeiras, em Porto Santo;

11h30 - Miguel Albuquerque, vai estar presente na cerimónia de inauguração do empreendimento de habitação The Place, da promotora Interpatium na Rua 4 de Abril (Virtudes);

12h00 - Rui Barreto participa na inauguração do restaurante Piazza del Mare no Parque Desportivo de Água de Pena;

12h00 - Festas de Santa Ana e São Joaquim na Paróquia dos Álamos;

14h30 - Madeira Dig 2023 Festival for Digital Music & Art - City Sessions no Soirée Clubbing (Beco dos Varadouros);

16h00 - Iniciativa política da CDU 'Atender a quem fica para trás' na zona do Papagaio Verde, Castanheiro e Relojoeiro em São Martinho;

16h15 às 17h55 - Festival Ginástica Para Todos no Jardim Municipal do Funchal;

18h00 - Zumba com 13 instrutores, um evento solidário a favor da Associação Acreditar no Pátio do Centro Cívico de São Martinho;

18h00 - Concerto de Apresentação do novo projecto musical deClaraSSion na Assembleia Legislativa da Madeira;

18h00 - Concerto da Filarmónica do Faial no Solar de São Cristóvão em Machico;

18h00 às 00h30 - Festa Gastronómica de Machico;

22h30 - Actuação de Blaya na Semana do Mar no Porto Moniz;

O que já aconteceu neste dia?

1803 - É criada a Academia Real da Marinha e Comércio.

1808 - Invasões Francesas. O Exército de Bonaparte, comandado por Loison, toma a cidade de Évora.

1854 - É instituído o sistema de padrão ouro, em Portugal.

1856 - Morre o compositor alemão Robert Alexander Schumann. Tinha 46 anos.

1861 - Portugal declara-se neutral em relação à Guerra Civil Americana.

1886 - O Governo português decreta a reorganização do ensino nos Liceus, definindo programas pedagógicos e melhorando o estatuto dos professores.

1890 - Morre, aos 37 anos, Vincent Willem van Gogh, maior do pós-impressionismo, dois dias depois de ter atingido o próprio peito com um tiro de pistola.

1899 - O Governo português aprova a Reforma da Contribuição Predial.

1939 - Morre, aos 81 anos, o médico, historiador e investigador português Ricardo Jorge, epidemiologista e higienista, dinamizador do Instituto Nacional de Higiene, atual Instituto Nacional de Saúde.

1940 - II Guerra Mundial. Início da guerra-relâmpago ("blitzkrieg") da Alemanha nazi contra o Reino Unido.

1946 - Começa, em Paris, a conferência das 21 nações aliadas, na II Guerra Mundial, para a elaboração dos tratados de paz.

1948 - O general Norton de Matos candidata-se à Presidência da República Portuguesa, pela Oposição Democrática.

1957 - Marca o nascimento oficial da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

1958 - É criada a NASA, Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço dos Estados Unidos, a partir da NACA, Comissão Conselheira Nacional para a Aeronáutica.

1967 - O incêndio a bordo do porta-aviões norte-americano Forrestal, ao largo do Vietname do Norte, causa a morte a mais de 130 pessoas.

1968 - O Papa Paulo VI sublinha a oposição da Igreja Católica Romana aos métodos artificiais para o controlo de nascimentos.

1969 - Guerra Colonial. O Conselho de Segurança da ONU aprova a queixa da Zâmbia contra Portugal, pelos ataques aéreos a povoações na zona de fronteira.

1975 - A Organização dos Estados Americanos põe termo ao embargo a Cuba, imposto em 1964.

1976 - A Síria e a Organização de Libertação da Palestina assinam o acordo para o fim da guerra civil no Líbano.

1981 - Casamento de Carlos e Diana de Gales, na catedral de S. Paulo, Londres.

1986 - É criada a ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, na sequência da Ala dos Jovens Empresários fundada em 1979.

1991 - Relatório da ONU denuncia a exploração do trabalho infantil no mundo, incluindo Portugal.

1993 - O escritor José Saramago recebe, em Londres, o Prémio de Ficção Estrangeira do jornal The Independent pelo romance "O Ano da Morte de Ricardo Reis".

1994 - O antigo primeiro-ministro socialista italiano Bettino Craxi e o ex-ministro da Justiça Claudio Martelli são condenados a penas de oito anos de prisão por corrupção.

1995 - Morre o ator, radialista e cantor português Fernando Curado Ribeiro. Tinha 76 anos.

1996 - O Departamento de Estado dos EUA embarga a exportação de carros de combate para a Indonésia.

1998 - A Portugal Telecom adquire, por 500 milhões de dólares, o maior operador brasileiro de telemóveis.

1999 - Inauguração da travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril, em Lisboa. O comboio da Fertagus faz a ligação entre Lisboa e Setúbal, num total de 54 quilómetros de linha divididos por 14 estações.

2002 - Caças norte-americanos e britânicos bombardeiam um centro de comunicações, no sul do Iraque.

2004 - A Convenção Democrata confirma a candidatura de John Kerry à Presidência dos EUA.

2005 - O Governo aprova proposta para aumento progressivo de 60 para 65 anos da idade de reforma dos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA)

2006 - Morre, com 79 anos, Jorge Machado, chefe de orquestra e pianista.

2007 - O ciclista espanhol Alberto Contador (Discovery Channel) vence a Volta à França em bicicleta; A atleta Vanessa Fernandes conquista a quarta vitória da época, em etapas da Taça do Mundo de Triatlo, ao vencer em Salford, Inglaterra, a 10.ª etapa do circuito internacional.

2008 - O Tribunal Constitucional declara inconstitucionais oito normas do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, aprovado por unanimidade no Parlamento em junho.

2010 - A Igreja Universal do Reino de Deus inaugura, no Porto, a primeira catedral construída de raiz em Portugal; O ator António Feio morre, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava internado. Tinha 55 anos.

2011 - O Governo aprova uma deliberação que fixa tetos globais para a despesa pública e uma proposta de orçamento retificativo para 2011.

2012 - O piloto português António Felix da Costa faz um pleno inédito na sexta etapa do circuito mundial de GP3, ao vencer a segunda corrida do Grande Prémio da Hungria, em Hungaroring. Felix da Costa, da Red Bull Junior Team, entra para a história da competição, ao tornar-se no primeiro piloto de sempre a vencer as duas corridas num fim de semana da GP3 Series; Em Hong Kong, pelo menos 90.000 pessoas manifestam-se contra a proposta da China de introduzir no currículo de todas as escolas públicas uma disciplina de "educação moral e nacional", criticando as democracias multipartidárias e elogiando o Partido Comunista.

2013 - A proposta do Governo sobre o aumento do horário de trabalho no Estado de 35 para 40 horas semanais é aprovada no Parlamento; Oito militares são mortos numa emboscada na fronteira argelina, onde um grupo armado ligado à Al-Qaida é perseguido desde 2012. Segundo as autoridades, seis dezenas de polícias e militares foram mortos desde então por "jihadistas".

2014 - O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decide que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional terá de organizar novamente eleições, na sequência da anulação do ato que reelegeu Mário Figueiredo, a 11 de julho.

2015 - Um responsável pelos serviços de informações afegãos confirma a morte do líder dos talibãs, Mullah Omar, em fuga desde 2001; A polícia angolana carrega sobre algumas dezenas de manifestantes que exigem em Luanda a libertação de 15 ativistas detidos desde junho; É publicada em Diário da República a lei que regula a transparência da titularidade, da gestão e dos meios de financiamento dos media.

2018 - A seleção portuguesa de futebol de sub-19 conquista o título de campeã europeia do escalão, pela quarta vez, depois dos triunfos em 1961, 1994 e 1999, ao vencer a Itália, por 4-3, na final disputada na Finlândia.

2019 - O parlamento australiano aprova o tratado sobre as fronteiras marítimas com Timor-Leste; Morre, aos 85 anos, Manuel Louzã Henriques, médico, poeta e intelectual comunista.

2020 - A Comissão Europeia anuncia a assinatura de um contrato de 63 milhões de euros com a farmacêutica Gilead para assegurar tratamentos com Remdesivir na União Europeia (UE), após este medicamento antiviral ter sido autorizado para combater a covid-19; O Governo timorense aprova um pacote de medidas a aplicar a curto prazo de apoio a empresas, famílias e trabalhadores do setor informal para mitigar os impactos da crise económica causada pela pandemia da covid-19.

2021 - O Governo anuncia alívio de restrições de circulação em concelhos com mais casos e decide que os bares e discotecas vão permanecer encerrados até outubro. No plano de desconfinamento anunciado o teletrabalho deixa de ser obrigatório, os eventos desportivos vão poder ter adeptos a partir de 01 de agosto, os espetáculos culturais vão poder ter uma lotação de 66% dos espaços e os bares podem abrir, mas sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes.

2022 - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirma a condenação a nove anos de prisão dos três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) envolvidos na morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk, em março de 2020; Dezenas de soldados ucranianos que se tinham rendido em Mariupol morrem em ataque contra prisão de Olenivka, em Donetsk.

Não há certeza alguma neste mundo e tanto basta para dar alforria ao espírito do homem. Ricardo Jorge (1858-1939), médico, cientista, historiador e investigador português