Madeira

Reabilitação para "reavivar o espaço" na Praia da Alagoa

None
Foto DR

O empreendimento da Praia da Alagoa, no Porto da Cruz, foi alvo de uma reabilitação por parte da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento (SMD) num investimento de 181.449,50€. As obras começaram no último trimestre de 2022 e ficaram concluídas recentemente.

“A principal intenção foi reavivar o espaço, com a fomentação de actividades lúdicas e desportivas, proporcionando espaços úteis para as práticas desportivas presentes na freguesia, com a criação de espaços de lavagem de equipamentos e duches para banhistas e surfistas, zona de lavagem de equipamentos de praticantes de BTT e Downhill, melhoramento das zonas de permanência, com a recuperação do pavimento do solário e deck, implementação de novos bancos de jardim, papeleiras, entre outros equipamentos”, explicou Pedro Fino, secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, que hoje visitou o local.

Este espaço, executado em 2003/2004 pela SMD, foi construído com o objectivo de dotar de melhores condições de utilização a já existente e muito frequentada praia local. 

A tutela explica, em nota de imprensa, que a zona do parque infantil também foi recuperada, com a adaptação do espaço para atividades infantis no pavimento, de modo a garantir maior durabilidade face à proximidade ao mar.

Os balneários existentes foram igualmente reformulados e ajustados às necessidades do local, sendo convertidos em apenas instalações sanitárias e zona de arrumos. O revestimento em madeira do edifício das instalações de apoio foi tratado e recuperado. Aliada a esta intervenção, foi ainda substituída toda a iluminação da praça e colocada sinalética informativa em plástico reciclado, dando prioridade à durabilidade, baixa manutenção e integração na paisagem.

O restaurante local encontra-se concessionado, sendo que foi recuperada a zona da esplanada.

Existem quatro escolas de surf nesta praia, que se tornou um ponto de paragem obrigatória para os surfistas que rumam a norte, sendo que o Porto da Cruz se tornou um ponto de referência para a prática do surf e bodyboard.