5 Sentidos

Companhia Nacional de Bailado traz dois espetáculos ao Baltazar Dias

None

A Companhia Nacional de Bailado vai realizar no Teatro Municipal Baltazar Dias, entre os dias 22 e 23 de Julho pelas 18 horas, dois espetáculos: 'Symphony of Sorrows' e 'Cantata', que estão integradas na digressão por todo o país que encerra a temporada 2022/2023.

Esta iniciativa é também mais um marco da intervenção que a Câmara Municipal do Funchal tem feito no sestor da Cultura, especialmente com os diversos espestáculos que têm marcado a temporada artística de 2022/2023.

Estas duas apresentações são uma agregação de duas obras contemporâneas do repertório da Companhia Nacional de Bailado. De um lado temos a 'Symphony of sorrows', do coreógrafo e primeiro Bailarino da CNB, Miguel Ramalho, com música de Henryk Górecki, e por outro 'Cantata', do coreógrafo italiano Mauro Bigonzetti, com música tradicional italiana,  da autoria do grupo musical Assurd, de Lorella Monti e Cristina Vetrone com Enza Pagliara e Enza Alessandra Prestia.

O primeiro espetáculo, 'Symphony of Sorrows' estreou em 2020 no Millenium Festival ao Largo. Com uma revisitação da obra realizada pela Companhia Nacional de Bailado em 2022 passou a contar com mais bailarinos no palco numa obra que conta a história de um ambiente denso, soturno, em que o colectivo se revela como força de superação dos caminhos que a humanidade segue.

Os corpos integram um organismo que avista a imagem do que está no subconsciente, é a visualização do universo em cada corpo transformado em música através dos quais se vivem momentos familiares. A coreografia e figurinos é de Miguel Ramalho, a música de Henryk Gorecki com Symphony No.3, Op.36 'Symphony of sorrowful songs'. O desenho de luz é de Cristina Piedade e a interpretação está com os bailarinos e bailarinas da Companhia Nacional de Bailado. Organização

A segunda obra em atuação, 'Cantata' foi originalmente criada em 2001 para o Ballet Gulbenkian. Anos mais tarde a Companhia Nacional de Bailado dançou pela primeira vez a obra em 2008, revisitando-a pela última vez em 2009. Inspirada nas comunidades do sul de Itália a que presta homenagem, 'Cantata' é a expressão das tradições populares e musicais italianas, uma celebração em que a música é que inspira tanto os bailarinos como o público.

Ao longo do espectáculo são abordadas as diferentes facetas da relação entre homem e mulher, desde a sedução às querelas, ciúme e também a paixão. A música italiana é dos séculos XVIII e XIX, que vão desde as canções de embalar ao Salentine PizzicheI e às serenatas napolitanas, que caracterizam este bailado criado a partir de um encontro inesperado com um grupo de músicos de Nápoles e Puglia. Organização

A coreografia está a cargo de Mauro Bigonzetti, a música original e tradicional é do grupo musical Assurd, de Lorella Monti e Cristina Vetrone com Enza Pagliara e Enza Alessandra Prestia. Os figurinos são de Helena de Mederios, o desenho de luz da responsabilidade de Carlos Cerri e a interpretação está a cargo dos Bailarinos e Bailarinas da Companhia Nacional de Bailado.

Os bilhetes para 'Symphony of Sorrows' e 'Cantata' têm o custo de 8 euros, e podem ser adquiridos ‘online’ na Ticketline ou na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.