Madeira

Fogo e banda de música na concorrida inauguração

None Ver Galeria

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, inaugura, esta quinta-feira, o Centro Intergeracional de São Vicente, localizado ao sítio da Fajã da Areia.

O novo espaço resulta da requalificação da antiga escola primária da Fajã da Areia, um investimento de 290 mil euros, com o apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Agricultura – PRODERAM, no valor de 200 mil euros, e da Câmara Municipal de São Vicente, 90 mil euros.

Miguel Albuquerque foi recebido com lançamento de fogo e banda de música, além das muitas entidades e populares presentes.

O Centro Intergeracional tem seis quartos com capacidade para acolher até 12 pessoas, tornando-se assim também um centro de acolhimento, no sentido de poder receber pessoas, grupos de idosos e de jovens que façam intercâmbios com o Centro Intergeracional ou visitem o concelho.

O projecto foi promovido pela Associação de Solidariedade Social Crescer Sem Risco, que através deste Centro, pretende promover uma maior proximidade entre a população mais idosa e a mais jovem, através da criação de um espaço comum (físico), bem como através de actividades interactivas planeadas a título da educação não formal, permitindo que haja uma aprendizagem intergeracional e a aproximação entre gerações, criando um ambiente ‘avós e netos’.

O projecto ‘Centro Intergeracional de São Vicente’ funcionará como estímulo à comunicação entre gerações e ao intercâmbio de vivências e experiências incentivando a transmissão de saberes dos mais velhos para os mais novos e dos mais novos para os mais velhos, preservando a identidade local, valorizando e transmitindo a importância na troca de aptidões contínua entre pessoas, através da dinamização de diversas actividades.

Proporcionará um espaço de vivência, lazer, aprendizagem, partilha e intercâmbio entre diferentes gerações oferecendo um espaço social que extrapole os limites do núcleo familiar e promova a consciencialização e apropriação de direitos e deveres.