Madeira

Actualização dos mapas da Madeira custa 219 mil euros

None

A Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através da Direcção Regional do Ordenamento do Território, contratou a empresa Socarto – Sociedade de Levantamentos Topo Cartográficos, Lda – para a realização de ‘de cartografia dos temas Construções, Infraestruturas e Serviços de Interesse Público e Ortofotos de Nível de Detalhe 1 da Região Autónoma da Madeira (RAM)’. Na prática, trata-se da recolha de imagens aéreas para actualização do ortofomapas.

Por essa prestação de serviços, que já começou, a Região vai pagar 219 mil euros, acrescidos de IVA.

Na selecção da entidade contratada, a Região recorreu a um procedimento por concurso público, a que concorreram cinco entidades: Socarto - Sociedade de Levantamentos Topo Cartográficos Lda; Infoportugal, Sistemas de Informação e Conteúdos, SA; Municípia, Emp. Cartografia e Sistemas de Informação9, EM, SA; Viamapa, Serviços de Topografia, SA; GEOGLOBAL – Sistemas de Informação Geográfica, Lda.

O prazo de execução é de 427 dias, pois o trabalho é bem mais complexo do que a simples recolha de imagens, pelo que deverá estar concluído no próximo ano.

A nível nacional, a última cobertura de fotografia aérea para toda a área de Portugal continental foi realizada pelo IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P (IFAP), financiada pelo Fundo Florestal Permanente – em 2018.