Madeira

Vinhos da Madeira apresentados no festival 'Saborea' no Funchal

None

O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira também está a marcar presença no festival gastronómico ‘Saborea Madeira, a journey through taste’, que decorre na Praça do Povo, no Funchal. A representação é feita através de duas provas de Vinhos da Madeira, uma de vinho licoroso e outra de vinho tranquilo.

A prova de Vinho Madeira aconteceu no passado dia 14 e a de Vinhos Tranquilos Madeirenses acontecerá amanhã, dia 19, pelas 18 horas. Estas provas são ministradas por Rubina Vieira, responsável pelo Gabinete de Ações Educativas do IVBAM e têm duração de 45 minutos, estando limitadas a cerca de 30 pessoas.

Estas iniciativas acontecem graças à participação dos seguintes agentes: HM Borges Sucrs, D’Oliveiras, Justino’s Madeira Wines, Vinhos Barbeito Madeira, Madeira Wine Company (Blandy´s), Henriques & Henriques, CAF-Madeira Vintners, Seixal Wines – Terras do Avô, Elsa Ferreira (Pedra de Fogo), Casa do Caramanchão (Boneca de Canudo), Seiçal e Quinta do Barbusano.

Tal como explica nota à imprensa, o "festival gastronómico ‘Saborea Madeira’ integra-se no projeto Saborea, o qual pretende posicionar a macaronésia como destino gastronómico, gerando impacto positivo a nível económico, ambiental e social, reavivando e promovendo os laços gastronómicos e culturais dos arquipélagos constituintes da Macaronésia (origem dos pratos, produtos, técnicas, etc.). A este festival, estão associadas diversas rotas de produtos madeirenses, mais concretamente o cuscuz, o chícharo, os mariscos e moluscos, o peixe, a doçaria conventual, a fruta, os tubérculos e o pão, produtos estes que serão comercializados nos stands presentes no festival".

O certame termina a 23 de Julho e acontece sempre entre as 16h e as 00 horas, contando com gastronomia, showcookings e animação, numa envolvência informal, propícia à troca de experiências e culturas, ambiente que por tradição atrai muitos turistas e locais.

"Para o IVBAM, tendo em conta o caráter dinamizador e atrativo deste evento, esta participação representa uma oportunidade excecional para divulgar e promover os Vinhos da Madeira, para um público vasto, reforçando a associação dos nossos vinhos à gastronomia e à cultura da Madeira", termina a mesma nota.