Madeira

Porto do Funchal assinala hoje 61 anos

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 18 de Julho

O Dia do Porto foi instituído pelo conselho de Administração da APRAM e comemorou-se pela primeira vez  a 18 de Julho de 2017 Ver Galeria
O Dia do Porto foi instituído pelo conselho de Administração da APRAM e comemorou-se pela primeira vez  a 18 de Julho de 2017, Fotos Aspress

Hoje assinala-se o Dia do Porto do Funchal, inaugurado em 1962, e também o Dia Internacional Nelson Mandela

Em dia de aniversário, o Porto do Funchal abre portas à população que vai ter acesso à Gare Marítima da Madeira, incluindo a área internacional, uma ocasião para ver de perto as instalações, serviços e equipamentos da APRAM ou apenas passear à beira cais como antigamente.

O Dia do Porto – que se comemorou pela primeira vez a 18 de Julho de 2017 – foi instituído pelo conselho de Administração da APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, como uma "forma de lembrar a importância desta infraestrutura tão ambicionada pelos nossos antepassados", uma celebração só interrompida devido à pandemia.

Programa das comemorações

O programa das comemorações prevê, entre as 10 e as 12 horas, o 'Open Day', com visitas guiadas de meia em meia hora, à gare e ao rebocador. Os interessados devem dirigir-se à sala de embarque da Gare Marítima da Madeira.

A lancha de pilotos da APRAM vai ligar o porto e o cais, relembrando uma viagem de outros tempos.

À tarde, o programa prossegue com a abertura da exposição fotográfica do Clube de Entusiastas de Navios, intitulada 'Navios e Infraestruturas portuárias'.

Segue-se uma homenagem aos funcionários da APRAM e um convívio, onde serão sopradas as 61 velas do Porto do Funchal, inaugurado a 18 de Julho de 1962. 

Pelas 16 horas, o secretário regional da Economia, Rui Barreto, marca presença nas comemorações do Dia do Porto 2023, evento que decorrerá no primeiro piso da sala de embarque da Gare Marítima da Madeira.

Mais de meio século de história

A necessidade de um porto no Funchal foi sentida desde muito cedo. Data de 1756, a carta régia emanada por D. José I que dava “luz-verde” ao início das obras para a construção de um porto de abrigo. O primeiro cais até ao ilhéu de S. José ficou concluído em 1762.

Em 1890, houve ligação ao ilhéu do Forte de N.ª Sr.ª da Conceição, aumentando, desta forma, a área de acostagem. O cais até ao Forte e os acessos viários entre a Pontinha e a Alfândega, exigiram a criação de um organismo gestor da área portuária e assim, em 1913 é criada a Junta Autónoma das Obras do Porto do Funchal.

Em Maio de 1933, é concluída a construção do molhe da cidade e em 1939, é aumentado em 317 metros o cais de acostagem do Porto do Funchal.

Mais tarde, em 1955, foi concluída a construção de um cais, próximo ao cais do Carvão: o Cais Regional, onde passaram a atracar os serviços de carga e passageiros dos “carreireiros” do Porto Santo.

Em 1953 tinha já sido elaborado um projecto de ampliação do Porto do Funchal que consistiria no alargamento do cais em todo o seu comprimento e no seu prolongamento em mais 457m. A intervenção concluiu-se em 1961. Ficaram nesta data criadas as estruturas fundamentais para o desenvolvimento daquele que é hoje o Porto do Funchal.

O Dia do Porto evoca precisamente a data em que a Madeira inaugurou um porto com condições para a acostagem de navios e o imprescindível serviço de fornecimento de combustível líquido à navegação, a 18 de Julho de 1962, com a presença do então Presidente da República, Américo Thomaz.

António Oliveira Salazar, então presidente do Conselho de Ministros, afirmava a sua "admiração por uma obra que tanto honra e dignifica Portugal", conforme noticiava o DIÁRIO na altura.

Descarregue aqui as edições de 17 a 19 de 1962 do DIÁRIO, que relatam a visita presidencial à Região e a inauguração do Porto do Funchal:

Para a Administração dos Portos da Madeira, o Dia do Porto homenageia a actividade portuária não só do Porto do Funchal, mas dos outros portos sob a sua jurisdição, Portos do Caniçal e do Porto Santo.

Acima de tudo, é um dia de celebração para toda a comunidade portuária, num ano em que a Madeira foi novamente, nomeada para 'Melhor Destino de cruzeiros da Europa', pela organização dos World Cruise Awards.

Madeira volta a estar nomeada para 'Melhor Destino Europeu de Cruzeiros'

Depois de ter vencido o concurso no ano passado, a Madeira volta a estar nomeada para os ‘World Cruise Awards’ na categoria de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros. Além da Madeira, estão nomeados Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma. A votação online decorre até dia 15 de Setembro, no link disponibilizado para o efeito.

Neste Dia do Porto, o presidente do conselho de administração reitera o objectivo da empresa “de serviço à Madeira e aos madeirenses”, sob o lema “Ligamos mundos, unimos pessoas”.

A título de curiosidade refira-se que, de acordo com dados da APRAM, até Maio de 2023 registara-se 147 escalas no Porto do Funchal, que movimentaram quase meio milhão de pessoas (125.006 tripulantes e 320 877 passageiros).

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h00 Esta terça-feira tem lugar, na Assembleia Legislativa da Madeira, o debate sobre o estado da Região.

Na parte da tarde, a partir das 15h30, terão lugar as votações de acordo com o guião elaborado nos termos do art.º 74.º, n.ºs 3 e 4 do Regimento da Assembleia Legislativa da Madeira.

Pode ainda acompanhar os destaques do debate em tempo real no nosso liveblog:

17h30 O Espaço CDU acolhe uma iniciativa política com Manuela Cunha, dirigente nacional do PEV - Partido Ecologista ‘Os Verdes’, naquelas que serão as "Conversas Ecologistas".

CULTURA

10h00 O Museu Henrique e Francisco Franco acolhe, esta terça-feira, mais uma sessão do “Roteiro pelo estatuário de Francisco Franco”, destinado a 20 crianças dos 9 aos 10 anos do ATL Santa Luzia. A iniciativa está integrada na programação do projecto 'ES.CU.TO' (Espaço Cultural para Todos), do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal para a temporada 2022/2023, dedicado à educação e mediação cultural.

'ES.CU.TO' divulga programa de actividades no Museu Henrique e Francisco Franco

O Museu Henrique e Francisco Franco acolhe, este mês de Julho, diversas actividades da programação do projecto 'ES.CU.TO' (Espaço Cultural para Todos), do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal para a temporada 2022/2023, dedicado à educação e mediação cultural.

19h00 Como já vem sendo habitual, a Galeria Anjos Teixeira, no Funchal, realiza mais uma iniciativa ligada ao ciclo 'Conversas de Abril', desta feita sobre a temática 'Guerra Colonial - O testemunho do desertor na primeira pessoa', que contará com o testemunho de João Pita Pombo.

DESPORTO

10h00 Apresentação do IX Torneio Inter-Municípios 2023, na sede da AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, no Funchal.

ENTRETENIMENTO

Hoje, e todos os dias até 30 de Setembro, a Savoy Signature convida-o a viajar até ao Médio Oriente, no Savoy Palace, através da sua nova proposta gastronómica: Arabian Summer Lounge.

Savoy Signature apresenta nova proposta gastronómica inspirada no Médio Oriente

A Savoy Signature apresenta uma nova proposta gastronómica que promete uma viagem mágica ao Médio Oriente, durante os meses de Verão. Chama-se Arabian Summer Lounge e é um conceito 'pop up' aberto todos os dias, a partir de 8 de Junho e até 30 de Setembro, junto à piscina principal e ao palmeiral do Savoy Palace.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 18 de Julho, Dia Internacional Nelson Mandela e World Listening Day/Dia Mundial da Escuta:

1374 - Morre, com 69 anos, o poeta e humanista italiano Francesco Petrarca, autor de "Triunfos", "Do Lazer Religioso" e "Da Vida Solitária".1536 -- Henrique VIII anula a autoridade do Papa no domínio britânico e assume a liderança da Igreja de Inglaterra.1697 -- Morre, aos 89 anos, o padre António Vieira, missionário jesuíta português, diplomata, visionário, autor de "A Chave dos Profetas", célebre pelos sermões antidogmáticos.

1817 - Morre a escritora inglesa Jane Austen, autora de romances como "orgulho e Preconceito" e "Sensibilidade e Bom Senso". Tinha 41 anos.

1870 - Aprovação dos dogmas do primado e da infalibilidade papal, durante o Concílio Vaticano I.1872 -- Introdução do voto secreto nas eleições britânicas.

1900 -- Nasce a escritora e filósofa francesa de origem russa Nathalie Sarraute, pseudónimo de Nathalie Ilyanova Tcherniak, autora de "A Era da Suspeita".

1918 - Nasce Nelson Rolihlahla Mandela, Madiba, descendente do chefe da tribo Thembu da África do Sul, advogado, dirigente do Congresso Nacional Africano, eleito Presidente do país em 1994.

1925 - Publicação de "Mein Kampf", de Adolfo Hitler.

1936 - Guerra Civil em Espanha. O general Francisco Franco comanda a sublevação em Ceuta, um dia depois da insurreição de Melilla, contra o governo republicano. Juntam-se as forças das Ilhas Canárias.

1961 - Guerra Colonial. Começa a operação de cerco a Nambuangongo, Angola, ocupada pelas forças da UPA, desde fevereiro.

- Segunda Cimeira de Bad Godesberg sobre a União Política, Bona, Alemanha, na qual os seis países da CEE se declaram favoráveis a uma futura "união dos Estados membros".

1966 - A África do Sul insiste na soberania da Namíbia, no Sudoeste Africano, contrariando as decisões do Tribunal Internacional.

1969 - Joaquim Agostinho vence a 16.ª etapa da Volta a França em bicicleta (contrarrelógio individual entre Bordéus -- Lac).

1973 - Começa o II Congresso do PAIGC - Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde -, na Guiné-Bissau. Aristides Pereira é eleito secretário-geral e a Assembleia Nacional Popular é convocada para proclamar a independência.

- Caso Watergate. O Presidente dos EUA, Richard Nixon, põe fim ao sistema interno de gravações da Casa Branca, depois conhecida a sua existência, pelo Senado.

1974 - Presidente da República, António de Spínola, dá posse ao II Governo Provisório, liderado pelo Coronel Vasco Gonçalves.

1984 - Os governos britânico e argentino começam as negociações, dois anos após o cessar-fogo do conflito Falkland-Malvinas.1987 -- Morre, com 87 anos, o sociólogo, escritor e politico brasileiro Gilberto de Mello Freyre, autor de "Casa Grande e Senzala".1988 - Morre o compositor português Joly Braga Santos, autor de "Mérope" e "Trilogia das Barcas". Tinha 64 anos.

1990 - O Iraque acusa o Kuwait de "roubar" petróleo iraquiano, desde 1980, e de ocupar parte do seu território, reclamando o reembolso de 2,4 mil milhões de dólares.1991 - Realiza-se, em Guadalajara, México, a I Cimeira Ibero-americana dos 19 países latino-americanos.

1992 - José Eduardo dos Santos marca as primeiras eleições de Angola para 29 e 30 de setembro.1993

- Morre, aos 93 anos, o cineasta Jean Negulesco, realizador de "Humoresque" e "Como Casar com Um Milionário".

2000 - Cimeira da CPLP, em Maputo, reclama o perdão da dívida aos países africanos.2002 -- O conselho de ministros aprova o anteprojeto do novo Código do Trabalho.2003 - Aparece morto o perito inglês David Kelly, funcionário do Governo britânico, que terá confirmado à BBC ter sido exagerada a ameaça iraquiana no relatório de Tony Blair, sobre a alegada existência armas de destruição maciça, no Iraque.

2004 - Morre, com 73 anos, José Viana Baptista, engenheiro, gestor, ex-ministro das Obras Públicas, antigo presidente do Instituto de Investimento Estrangeiro.

2005 - Morre William Westmoreland, general na reserva norte-americano, antigo comandante das forças dos EUA na guerra no Vietname. Tinha 91 anos.

2006 - É assinado o acordo de cessar-fogo entre as Forças Armadas Angolanas (FAA), Geraldo Sachipengo Nunda, e o Fórum de Cabinda para o Diálogo (FCD), general Maurício Amades Zulu.

- Morre, aos 73 anos, Raul Cortez, ator brasileiro.

- Um tribunal especial indiano condena à morte três pessoas pela participação nos atentados de 1993 em Bombaim (oeste), que causaram 257 mortos.

- A maior central nuclear do Japão, em Kashiwazaki, é encerrada dois dias depois do violento sismo que abalou a região, originando um incêndio e fugas radioativas.

- O banco de investimento norte-americano Bear Stearns confirma que dois dos seus fundos perderam todos os investimentos devido às apostas feitas nas hipotecas de alto risco. O anúncio é o rastilho para aquela que vem a se conhecida como a maior crise financeira de sempre.

2008 - O novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas, que aproxima a legislação laboral do sector público à do privado, possibilitando, nomeadamente, o despedimento por inadaptação, é aprovado, na Assembleia da República, pela maioria socialista, com as abstenções do PSD e do CDS-PP e os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e Verdes.

- Valentim Loureiro e mais 13 dos 24 arguidos são condenados no Tribunal de Gondomar no âmbito do processo "Apito Dourado", relacionado com alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem. Valentim Loureiro é condenado a três anos e dois meses de prisão, com pena suspensa por igual período, por abuso de poder e prevaricação, bem como perda de mandato na presidência da Câmara de Gondomar.

2011 - Sean Hoare, antigo jornalista do extinto jornalista do News of the World, é encontrado morto na sua casa. Hoare foi o primeiro a confirmar publicamente a prática de escutas ilegais no jornal, tendo sido despedido em 2005.

- Morre, aos 79 anos, Magnus Malan, o general que foi o último ministro da Defesa do regime do "apartheid" na África do Sul.

2012 - O ministro da Defesa da Síria, general Daud Rajha, é morto no atentado suicida que visou a sede da Segurança Nacional, em Damasco.

2013 - Na Assembleia da República, a maioria parlamentar PSD/CDS-PP chumba a moção de censura apresentada pelo PEV, que merece o voto a favor de todos os partidos da oposição.

- O Tribunal Administrativo de Lisboa aceita a providência cautelar interposta por um grupo de cidadãos contra a decisão do Ministério da Saúde de encerrar a Maternidade Alfredo da Costa. O Ministério da Saúde recorre da decisão.

2014 - O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, afirma no Parlamento que as irregularidades nas contas de empresas do Grupo Espírito Santo só foram descobertas porque o regulador saiu da sua área restrita de supervisão e revela que os novos gestores do BES foram escolhidos pelos principais acionistas, sem intervenção do supervisor.

A ESI informa que se candidatou ao regime de gestão controlada no Luxemburgo por não estar "em condições de cumprir as suas obrigações", quanto ao pagamento das dívidas.

- Morre, com 73 anos, João Ubaldo Ribeiro, escritor brasileiro Prémio Camões 2008.

2017 - Moçambique avisa os credores internacionais que vai falhar mais um pagamento da prestação sobre os 726,5 milhões de dólares que emitiu no ano passado, entrando mais uma vez em incumprimento financeiro ('default').

- Morre, aos 85 anos, em Paris, Max Gallo, escritor, historiador francês, autor de mais de uma centena de obras e porta-voz do Governo de François Mitterrand.

2018 - A Comissão Europeia aplica uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android.

- O parlamento aprova em votação final global a lei-quadro da descentralização de competências do Estado central para as autarquias locais e entidades intermunicipais.

2020 - Morre, aos 87 anos, Juan Marsé Carbó, escritor espanhol, Prémio Cervantes em 2008.

- Morre, aos 78 anos, Honório Chantre Fortes, antigo ministro da Defesa de Cabo Verde, deputado e primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional Popular.

2022 - A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) aprova o acordo de descentralização de competências com o Governo, para as áreas da educação e da saúde, após vários meses de negociações, com os votos a favor dos autarcas eleitos pelo PS e pelo PSD e os votos contra do PCP.

PENSAMENTO DO DIA

O que escapa às palavras é o que as palavras devem dizer Nathalie Sarraute (1900-99), escritora

Este é o nonagésimo nono dia do ano. Faltam 166 dias para o termo de 2023.