Rali Vinho da Madeira Madeira

Lista de inscritos no Rali Vinho Madeira apresentada esta segunda-feira

Conferência de imprensa está marcada para as 15 horas, na sede do Club Sports da Madeira

None
Foto Hélder Santos/ASPRESS

O programa do Rali Vinho Madeira (RVM) e os concorrentes inscritos serão apresentados, hoje, pelas 15 horas, em conferência de imprensa, na sede do Club Sports da Madeira, que foi convocada pela Comissão Organizadora do RVM. 

O último número avançado pela organização foi de 70 equipas inscritas. Tendo em conta que as inscrições decorrem até hoje, é esperado um aumento desse número. 

Rali Vinho Madeira com 70 equipas inscritas até ao momento

As inscrições mantêm-se abertas até ao dia 17 de Julho

A prova vai para a estrada entre os dias 3 e 5 de Agosto e contará com a participação dos principais nomes do Campeonato Portugal de Ralis, assim como do Campeonato de Ralis Coral da Madeira.

Entre os nomes confirmados destaque para o piloto oficial da Citroen Espanha, Diego Ruiloba, vencedor da Peugeot Rally Cup Ibérica 2022, e para o piloto Kris Meeke, da Team Hyunday Portugal, assim como Simone Campedelli e Giandomenico Basso. 

Quanto às novidades, de salientar a introdução da classificativa da Calheta, ficando de fora as passagens pelas especiais da Boaventura e Ponta do Pargo.

No passado mês de Junho, o presidente da Comissão Organizadora do rali explicou que a classificativa da Boaventura deixa de figurar na prova devido a questões de segurança, dada a impossibilidade de encontrar um percurso alternativo em caso de acidente - uma recomendação da FIA. Paulo Fontes disse ainda que a classificativa da Calheta é “mais apelativa para o público”, “com melhores acessos” e “do agrado dos pilotos”, entrando por isso no lugar da especial da Ponta do Pargo.

Calheta é novidade no Rali Vinho da Madeira que deixa de fora Boaventura e Ponta do Pargo

A introdução da classificativa da Calheta é a principal novidade da edição deste ano do Rali Vinho da Madeira, que, no plano oposto, deixa de fora as passagens pelas especiais da Boaventura e Ponta do Pargo.

A exclusão da Prova Especial de Classificação (PEC) da Boaventura não foi vista com bons bons olhos por parte dos amantes da prova e, sobretudo, pelos residentes, tendo por isso motivado vários protestos. 

Boaventura protesta com exclusão do rali

Continua a dar que falar a exclusão da Prova Especial de Classificação (PEC) da Boaventura da edição deste ano do Rali Vinho Madeira. 

De referir que a edição deste ano será composta por 15 classificativas, que totalizam 183 km. Ao todo a prova compõe-se de 731 km, sendo que os restantes 547 cumprem-se em troços de ligação. 

A dupla Alexandre Camacho/Pedro Calado foi a vencedora do RVM 2022. Nessa altura, Camacho fez história ao ser o primeiro piloto a conquistar o 'penta', ou seja, as cinco vitórias, na prova rainha do automobilismo madeirense, superiorizando-se assim a Bruno Magalhães, Giandomenico Basso, Andrea Aghini e Américo Nunes que têm quatro vitórias.

Alexandre Camacho é o vencedor da 63.ª edição e faz história no Rali Vinho Madeira

Alexandre Camacho é o grande vencedor da 63.ª edição do Rali Vinho Madeira. 

Alexandre Camacho festeja vitória

Alexandre Camacho é o vencedor da 63.ª edição do Rali Vinho Madeira. 

A vitória dessa edição foi dedicada a Pedro Paixão, piloto madeirense que faleceu, no ano passado, vítima de um acidente de moto. 

É especial não por ser a quinta vez que ganhamos, mas sim por tudo o que enfrentamos. Penalização? A resposta foi essa. O recorde é nosso. Foi um rali duro, por ontem termos que levar com um balde de água e termos que digerir bem a situação. É um sábado para recordar. Sabe bem fazer história. A equipa está toda de parabéns, bem como todo o povo e quero dedicar esta vitória a Pedro Paixão".  Alexandre Camacho

Este fim-de-semana, a dupla Camacho/Calado - que esta imparável no Campeonato de Ralis Coral da Madeira 2023 - foi igualmente a vencedora do Rali do Marítimo-Município de Machico (47:52.6), com uma diferença de 12,8 segundos para os segundos classificados, Miguel Nunes/Roberto Castro (Skoda Fabia Rally2 Evo), ao fim de nove classificativas.

Dupla Camacho/Calado vence Rali do Marítimo-Município de Machico

Alexandre Camacho e Pedro Calado (Skoda Fabia Rally2 Evo) estão imparáveis no Campeonato de Ralis Coral da Madeira 2023.

Saiba que outros assuntos marcam a agenda desta segunda-feira, 17 de Julho: 

Às 10h30, realiza-se uma reunião e ordem de trabalhos da 5.ª Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM). 

Já pelas 11 horas, decorre uma reunião de trabalhos da 6.ª Comissão Especializada Permanente de Educação, Desporto e Cultura, assim como da 4.ª Comissão Permanente de Equipamento Social e Habitação, na ALM. 

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, assinala - às 11h30 - a entrada em serviço do posto de combustíveis da APRAM no cais do Porto Moniz. 

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o seu homólogo do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reúnem-se, na Quinta Vigia, com o coordenador do grupo de trabalho para a revisão da Lei das Finanças Regionais, professor doutor Paz Ferreira, para um encontro de trabalho em torno do assunto em apreço. Os trabalhos contarão igualmente com a presença dos secretários regionais das Finanças das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, Rogério Gouveia e Duarte Freitas, respectivamente. Após a reunião, pelas 12h30, terá lugar uma declaração aos órgãos de comunicação social.

Às 17h30, o PAN Madeira  realiza a apresentação de candidatura às eleições legislativas regionais 2023, no edifício da reitoria da Universidade da Madeira - Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros. 

Por fim - pelas 18 horas - o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará na Escola das Artes (Conservatório de Música) para a entrega de diplomas. 

Principais acontecimentos registados no dia 17 de Julho, Dia da Justiça Penal Internacional:

1566 - Morre, com 92 anos, o padre Bartolomeu de las Casas, missionário espanhol, defensor dos indígenas do Novo Mundo.

1791 - O assalto do Campo de Marte, pelo marquês de Lafayette, restaura a ordem em Paris.1834 - Lisboa estabelece o regulamento dos serviços de incêndio e cria a primeira Companhia de Bombeiros do concelho.1859 -- Morre, com 22 anos, a rainha Dona Estefânia, Estefânia Josefina Frederica Guilhermina Antónia, mulher de D. Pedro V.

1877 - É inaugurado o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa.

1888 - Conclusão da linha de caminhos-de-ferro do Oeste com a abertura do troço Leiria-Figueira da Foz.

1912 - É criada a IAAF -- Associação Internacional das Federações de Atletismo.

1919 - Nasce o ensaísta e poeta João José de Mello Cochofel Aires de Campos, do núcleo neorrealista de Coimbra.

1936 - Início da Guerra Civil de Espanha com a insurreição das forças instaladas em Melilla, contra o poder republicano.

1945 - II Guerra Mundial. Início da Conferência de Postdam, entre os EUA, Reino Unido e URSS, que consagra os setores de influência aliada no pós-guerra.

1947 - Estreia profissional do ator Ruy de Carvalho, na companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, na peça "Rapazes de Hoje", de Roger-Ferdinand.

1949 - Independência do Laos, dentro da União Francesa.1956 - Primeiros ataques ao Vietname dos bombardeiros norte-americanos B-52.

- O Reino Unido apresenta a proposta de constituição de uma zona de livre-câmbio, entre os países da OECE e os membros da Comunidade do Carvão e do Aço.

1959 - Morre, aos 44 anos, a cantora norte-americana Billie Holiday, nascida Elinore Harris.

1967 - Morre, com 40 anos, o compositor e saxofonista de jazz norte-americano John William Coltrane, autor de "Blue Train".

1973 - Marcello Caetano, presidente do Governo português, decide "travar" o processo de liberalização que afirma ter encetado em 1968-69.

1975 - É publicada a Lei 7/75 que reconhece o direito do povo de Timor-Leste à independência.

1976 - É homologada a anexação de Timor-Leste pela Indonésia, com base no resultado da assembleia de 31 de maio.

- Começam os Jogos Olímpicos de Montreal. Destaca-se a jovem ginasta romena Nadia Comaneci e Carlos Lopes obtém a medalha de prata nos 10.000 metros.

1978 - Um túnel de 35 metros, com luz e ventilação, serve para a fuga de 124 reclusos de Vale de Judeus, em Alcoentre, considerada uma das prisões mais seguras da Europa.

- Dirigentes de sete potências industriais, G7, reunidos em Bona, interditam o tráfego aéreo aos países que se recusarem extraditar "piratas do ar".1979 -- Sessão inaugural do primeiro Parlamento Europeu eleito por sufrágio universal. Pela primeira vez, uma mulher, a francesa Simone Veil, assume a presidência da instituição.

- Anastazio Somoza, ditador da Nicarágua, foge para os EUA, com a entrada das forças Sandinistas em Manágua.1984 - Representantes dos EUA e da URSS assinam o acordo que reativa a chamada "Hot Line" entre a Casa Branca e o Kremlin.

1989 - A Áustria pede a adesão à Comunidade Europeia.

- Restabelecimento de relações diplomáticas entre a Polónia e o Vaticano.

1990 - O Presidente iraquiano Saddam Hussein acusa o Kuwait de exportar petróleo bruto acima da quota estabelecida pela OPEP.1991 - Os EUA e a URSS concluem o tratado para a redução de armas estratégicas nucleares em 30 por cento.1992 - A Eslováquia proclama a soberania, consagrando a separação da Checoslováquia.1994 - O Brasil consagra-se tetracampeão Mundial de Futebol, ao vencer a seleção da Itália 3-2 nas grandes penalidades.1995 -- Morre, aos 84 anos, o automobilista argentino Juan Manuel Fangio, cinco vezes campeão do Mundo de Fórmula Um.1996 - É criada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reúne Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe.- Um Boeing 747, da companhia norte-americana TWA, com destino a Paris, despenha-se ao largo de Long Island, EUA. Morrem 230 pessoas.1998 - Cerimónia fúnebre do Czar Nicolau II e dos restantes membros da família imperial, assassinados durante a revolução bolchevique.1999 -- Morre, num desastre de avião, John F. Kennedy Jr, filho do presidente dos EUA assassinado em 1963. Tinha 38 anos.2000 -- Começa, em Maputo, a III Cimeira da CPLP. A presidência da organização é assumida pelo Brasil.- A Alemanha subscreve, com países do leste europeu e o Conselho Mundial Judaico, o acordo para a indemnização das vítimas do nazismo.

2001 - É atribuído o Grande Prémio de Crónica da APE a Mário Cláudio, pelo livro "A Cidade no Bolso".- Morre, com 84 anos, Katharine Graham, Prémio Pulitzer 1998, presidente do Washington Post durante duas décadas.2002 - Patrício Silva e Pedro Gomes, professores da Faculdade de Medicina do Porto e investigadores do Instituto de Farmacologia e Terapêutica, recebem o Prémio Gulbenkian de Ciência.

2003 - É inaugurado o bloco operatório central no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

2004 - Toma posse o XVI Governo Constitucional liderado por Pedro Santana Lopes.

- Portugal vence o Campeonato Europeu de Râguebi de Sete.

2005 - O Governo indonésio e os rebeldes de Aceh acordam o cessar-fogo. Jacarta aceita o movimento como partido político. 

- Morre, aos 89 anos, Edward Richard George Heath, antigo primeiro-ministro britânico, promotor da adesão do Reino Unido à CEE, líder do Partido Conservador (1965-1975).

- Morre Frank Deniz, guitarrista britânico de jazz originário de Cabo Verde, antigo líder da Orquestra de Dança da BBC. Tinha 92 anos.

2006 - Portugal passa a integrar o Scientific Committee for Antartic Research (SCAR) - Comité Científico Internacional de Investigação da Antártida.

- Morre, com 88 anos, Mickey Spillane, escritor policial norte-americano, criador do detetive Mike Hammer.

2007 - Um avião Airbus 320, da companhia brasileira Tam, com 187 pessoas a bordo, explode ao aterrar no aeroporto de Congonhas, São Paulo, depois de se despistar e chocar com um edifício da empresa, provocando 198 mortos. Uma das vítimas é portuguesa.

- O parlamento timorense reconhece Francisco Xavier do Amaral como primeiro Presidente da República de Timor-Leste.

- Morre aos 79 anos, a soprano norte-americana Teresa Stich-Randall, que cantou no Teatro de São Carlos, em Lisboa, nas décadas de 60 e 70.

2008 - O Tribunal Supremo espanhol absolve quatro dos 21 condenados por responsabilidade nos atentados de 11 de março, condenando um outro arguido que tinha sido absolvido e mantendo a absolvição de um dos suspeitos de autoria intelectual do ataque.

2010 - A seleção nacional sénior masculina de voleibol vence pela primeira vez a Liga Europeia, derrotando a Espanha, por 3-1, na final disputada em Guadalajara, arredores de Madrid.

- Morre, aos 63 anos, Bernard Giraudeau, ator francês, cineasta, escritor e marinheiro que contracenou com Jean Gabin e Alain Delon em "Dois Homens na Cidade" (1973), trabalhando depois com realizadores como Etore Scola, Pinoteau ou Patrice Leconte.

2011 - A seleção portuguesa de Râguebi de Sevens conquista, pela oitava vez, o título de Campeã da Europa.

- Rebekah Brooks, ex-diretora dos jornais britânicos do grupo Murdoch, é detida pela policia de Londres, no âmbito do caso das escutas no Reino Unido.

- Morre, com 83 anos, o antigo ditador do Uruguai Juan Maria Bordaberry.

2013 - Morre Mariana Diniz de Sousa, primeira bastonária da Ordem dos Enfermeiros. Tinha 84 anos.

2014 - Um Boeing 777 da Malaysia Airlines, que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur, é abatido por um míssil no leste da Ucrânia. A queda provoca a morte de todos os 298 passageiros e tripulantes, na maioria holandeses.

- Israel lança uma ofensiva terrestre na faixa de Gaza, após dez dias de bombardeamentos aéreos, que provocaram a morte a pelo menos 237 pessoas.

- Morre, aos 85 anos, Luís Demmé, considerado por artistas locais como o "maior pintor macaense de sempre, em Portugal.

2015 - A atleta etíope Genzebe Dibaba estabeleceu esta sexta-feira um novo recorde mundial dos 1.500 metros femininos, ao correr a distância em 3.50,07 minutos na décima etapa da Liga de Diamante, no Mónaco. 

2018 - O parlamento aprova a maioria das propostas do grupo parlamentar do PS para alterar o regime jurídico do alojamento local, determinando que as câmaras municipais podem estabelecer "áreas de contenção" para instalação de novos estabelecimentos.

- As alterações à Lei das Finanças Locais são aprovadas pela Assembleia da República, pelo PS e PSD.

- O parlamento chumba, com os votos da esquerda, PS, PCP e BE, o projeto de lei do CDS-PP que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.

- Morre, aos 67 anos, João Semedo, ex-coordenador do Bloco de Esquerda.

2019 - O relatório final da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) é aprovado por unanimidade. Os deputados concluem que o Banco de Portugal falhou na supervisão, criticam a gestão do banco público, a administração de Santos Ferreira e a falta de atenção de sucessivas tutelas e referem a responsabilidade política do Governo de José Sócrates no "período mais crítico de 2005-2008".

- O traficante de droga mexicano Joaquín Guzmán, conhecido como 'El Chapo', é condenado a prisão perpétua por um juiz federal de Nova Iorque.

- Morre, aos 93 anos, Andrea Camilleri, escritor italiano, autor da saga do inspetor Montalbano.

2020 - O Conselho de Ministros aprova a concessão de um empréstimo de até 1.200 milhões de euros à TAP, em conformidade com a decisão da Comissão Europeia.

- Morre, aos 80 anos, John Robert Lewis, congressista norte-americano, último sobrevivente do movimento de defesa dos direitos cívicos liderado por Martin Luther King Jr.

- Morre, aos 96 anos, Renée Marcelle 'Zizi Jeanmaire', bailarina e cantora francesa.

2021 - Morre, ao 74 anos, José Carlos Serras Gago, professor universitário e destacado membro do PS.

2022 - Morre, aos 90 anos, Miguel N'zau Puna, general angolano, deputado e ex-dirigente da UNITA, deputado do MPLA, fundou a Tendência de Reflexão Democrática. Participou nos Acordos de Bicesse, assinados a 31 de maio de 1991, no Estoril, pelo então Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e o líder da UNITA, Jonas Savimbi, com os quais se pretendia pôr fim à guerra civil.

Este é o centésimo nonagésimo oitavo dia do ano. Faltam 167 dias para o termo de 2023.

"A fé na razão está sujeita a parecer racionalmente tão insustentável como qualquer outra fé" Miguel de Unamuno (1864-1936), escritor e filósofo espanhol