Madeira

Governo estuda Via Expresso Ponta do Sol-Canhas

None

Durante as comemorações dos 445 anos da Freguesia dos Canhas, o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, anunciou que o Governo Regional (GR) está a estudar a Via Expresso Ponta do Sol - Canhas, assim como a duplicação da plataforma rodoviária entre a Ribeira Brava e a Ponta do Sol.

“Relativamente à Via Expresso Ponta do Sol-Canhas, uma velha aspiração da população local, e que já foi referida no discurso do senhor presidente da Junta de Freguesia, o Governo Regional está a trabalhar para concretizar esse importante investimento”, referiu, apontando que, “neste momento se encontra a estudar as diferentes soluções para o traçado dessa via”. “Contamos, na próxima legislatura, finalizar esse estudo e trabalhar para garantir a fonte de financiamento necessária à concretização dessa importante obra”, avançou.

A par desta obra, sublinhou que “o Governo Regional está também a efectuar todos os estudos necessários, (estudos de tráfego, prospeção geológica e geotécnica) para a Duplicação da Plataforma Rodoviária entre a Ribeira Brava e a freguesia da Ponta Sol”. “Esta obra será fundamental para os concelhos da Ponta do Sol e Calheta, pois acompanhará o desenvolvimento futuro destes dois concelhos, que será consolidado pela aposta e investimentos vários em polos de atratividade efetuados pelo Governo Regional na zona oeste da Região”, sublinhou.

Em matéria de acessibilidades, o governante avançou ainda que, nesta freguesia, já foi executada a requalificação da ER 209, através do Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável - PAMUS Centro, um investimento de 906.361,90 euros, bem como a reconstrução da ER 209 entre os Salões e o Barreiro, no valor de 3.880.000,02 euros.

“Obras executadas e fundamentais de modo a garantir mais conforto e segurança a todos os que frequentam essa estrada”, frisou, apontando que “a obra da Salões/Barreiro também confere a todos os residentes daquela zona uma maior segurança, ficando aquela estrada dotada de passeios, fundamentais para melhorar a mobilidade local dos moradores daquela zona”. “Fica, desde já, a promessa de que pretendemos nos próximos anos estender esta intervenção à reta dos Canhas na Estrada Regional 222, dotando-a de passeios, numa zona que também é eminentemente residencial”, adiantou.

Realçando o facto desta freguesia ter uma forte ligação à agricultura, recordou que os “ Canhas já viu aprovados, através do PRODERAM 2020, cerca de 60 projectos, que resultam num apoio efetivo de quase 5 milhões de euros, numa freguesia que conta com quase 300 agricultores com parcelas, 54 dos quais com áreas superiores a 5.000 m2”. “A aposta nesta freguesia também está refletida no Centro de Abastecimento Hortícola dos Canhas, que está equipado com duas câmaras de frio, usadas para armazenamento de hortofrutícolas”, continuou, frisando que, “só em 2022, este Centro processou 389 toneladas de produtos agrícolas, o que denota, desde já, a dimensão da exploração agrícola nesta freguesia”.

Ainda nesta área, destacou o facto de a ARM estar prestes a dar início à construção do novo reservatório de rega, na freguesia dos Canhas, com capacidade de 3000 m3, um investimento de cerca de 2,9 milhões de euros para benefício dos agricultores locais. Esta empreitada, que irá beneficiar 358 regantes da freguesia, vem dotar o sistema de rega público local de um novo reservatório com capacidade de armazenamento que garante uma eficiente gestão e regularização dos caudais de água de rega, incluindo a beneficiação de infraestruturas de adução, que se encontrarão afetas ao funcionamento desta nova unidade.

Na área da Saúde, avançou que está prevista a beneficiação do Centro de Saúde Dr. Tito Noronha, com o lançamento do concurso a decorrer ainda este ano e o arranque da obra previsto para 2024, e que, neste concelho, 54 profissionais de saúde asseguram a resposta à população e a taxa de cobertura de médico de família no concelho da Ponta do Sol é de 100%.

Pedro Fino recordou ainda que, no sector da Habitação, está prevista a aquisição de 30 habitações na freguesia da Ponta do Sol, no âmbito do PRR, um investimento a rondar os 5,6 milhões de euros. “Em relação ao Programa de Recuperação de Imóveis Degradados (PRID), desde 2015 foram entregues 14 apoios, no valor de 211 mil euros, para que as pessoas pudessem recuperar as suas casas e, principalmente, continuar a viver nas suas áreas de residência”, referiu.

Ao recordar que “o Governo Regional tem uma visão regional e obviamente também local dos problemas, pois quando se resolve um problema local é um problema madeirense, regional, que estamos a resolver”, deu como exemplo a construção do Novo Hospital Central e Universitário da Madeira, “a obra do Século para a Madeira e para todos os madeirenses”. “Iniciámos esta obra num contexto particularmente difícil, numa legislatura com muitos acontecimentos atípicos, mas conseguimos, a obra, o sonho de ter uma infraestrutura modelar de saúde está a concretizar-se”, salientou.

“Temos plena consciência que para futuro a Região terá muitos desafios”, defendeu, acrescentando que “é na criação de sinergias, independentemente dos argumentos políticos, que conseguimos melhores resultados, sempre em prol do bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população”.