Madeira

Projecto MIMA dinamiza 'Conferências do Museu de História Natural do Funchal'

Foto DR/Museu de História Natural do Funchal/Facebook
Foto DR/Museu de História Natural do Funchal/Facebook

As Conferências do Museu de História Natural do Funchal, que incluem três palestras no âmbito do projeto "MIMA - Perigo na zona crepuscular: o mimetismo dos macroplásticos com as presas de predadores de mergulho profundo", vão realizar-se, amanhã, dia 11 de Julho de 2023, pelas 18h00, no respetivo auditório.

Sara Bettencourt, investigadora no MARE-Madeira/ARDITI e CENSE, proferirá a palestra "Lixo marinho - da consciencialização à ação". Alejandro Escánez Pérez, investigador no MARE-Madeira/ARDITI e Universidade de Vigo, irá debruçar-se sobre o tema "Diversidade de cefalópodes na Macaronésia" e Jesús Alcázar Treviño, investigador na Universidade de La Laguna e no Instituto Espanhol de Oceanografia, falará sobre "A acústica e o comportamento de caça em cetáceos de mergulho profundo".

De acordo com nota da Câmara Municipal do Funchal, que tutela o espaço, o MIMA é "um projeto de investigação científica financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), liderado pelo MARE-Madeira/ARDITI, focado no impacte que o plástico tem no ambiente marinho, em particular nas águas profundas das camadas mesopelágicas".

De acordo com a CMF, "este estudo científico irá avaliar as características acústicas dos plásticos e compará-las com as das presas naturais de predadores de mergulho profundo. O objetivo final é contribuir para mitigar o problema da poluição marinha por plásticos".

Refira-se que no âmbito do projecto MIMA, também será inaugurada no Museu de História Natural do Funchal, no próximo dia 20, pelas 17h00, "a exposição 'Gritos silenciosos: oceanos em perigo', que tem como objetivo chamar a atenção para este problema dos plásticos no oceano e para a maneira como estes põem em perigo a nossa fauna mais emblemática", informa a CMF.