Madeira

Cartoon da RTP sobre racismo nas forças de segurança enfurece polícias

Sindicatos aguardam por uma posição oficial da tutela e admitem agir judicialmente

None Ver Galeria

Um cartoon emitido pela RTP está a gerar indignação nas forças policiais que acusam o micro-programa da estação pública de televisão de transmitir a ideia que os agentes da PSP são racistas. Os sindicatos aguardam por uma posição oficial da tutela e admitem processar judicialmente o canal.

O controverso cartoon foi para o ar na última quinta-feira. No intervalo do NOS Festival Alive, que decorre no passeio marítmo de Algés, em Lisboa, a RTP emitiu a produção da Spam Cartoon, um micro-programa de 30 segundos que comenta temas da actualidade, as polémicas e as grandes figuras políticas através do cartoon.

O vídeo apresenta um polícia na carreira de tiro cujo comportamento se vai alterando à medida que o corpo balístico usado como alvo vai mudando de cor: quanto mais escuro é a tonalidade da pele mais enfurecido fica o polícia e mais tiros dispara.

As reacções não se fizeram esperar, logo a começar nas redes sociais. Os polícias sentem-se injuriados pelo cartoon e acusam a RTP de usar o dinheiro dos contribuintes portugueses para promover a ideia junto do público de que os elementos das forças de segurança são racistas e usam um tratamento diferenciado de acordo com a cor da pele dos cidadãos.

Um desses polícias é João Branco, agente da PSP na Madeira e delegado do Sindicato de Polícia Pela Ordem e Liberdade (SPPOL). “Há uma clara intenção de nos chamarem racistas e estamos a pensar agir judicialmente”, referiu ao DIÁRIO.

"Entendemos que estas situações só levam a incentivar a violência contra as forças de segurança. Lembrando o episódio dos cartazes dos professores em que o Sr. Primeiro-ministro se sentiu ofendido o que dizer deste cartoon sem qualquer sentido ainda por cima numa TV pública, no intervalo de um festival em que a predominância dos telespectadores são jovens adolescentes, o que nos traz de novo para o incentivo a essa violência contra as forças de segurança que, por obra do destino, sem elas nem se poderiam realizar esses festivais, pois a grande maioria desses profissionais fazem sacrifícios enormes trabalhando muitas vezes 12 horas por dia para que eles se realizem” João Branco, delegado do SPPOL

O dirigente do SPPOL diz que vai os sindicatos vão continuar a aguardar pela decisão do Director Nacional da PSP e do Ministro Administração Interna. “São quem tem obrigação de nos defender, se não for esse o entendimento os Sindicatos da PSP vão tomar essa iniciativa eles próprios, tendo já conhecimento de que um deles já o fez”, aponta João Branco.

Com coordenação de André Carrilho, João Paulo Cotrim, Cristina Sampaio e João Fazenda, o Spam Cartoon é um micro-programa emitido semanalmente no 360 na RTP3, no 5 para a meia-noite na RTP1 e está também disponível nas plataformas digitais do canal público. Em 30 segundos, comenta os temas da actualidade e as grandes figuras políticas através do cartoon.

O ex-presidente norte-americano, Donald Trump, o presidente da república portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o líder da Federação russa, Vladimir Putin, ou o primeiro-ministro António Costa, são algumas das personalidades públicas visadas nesta rubrica.