Comunidades Madeira

Rui Abreu entrega 5 mil euros à Casa de Abrigo na Venezuela

None

De visita à Venezuela para comemorar o Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, o director regional das Comunidades e Cooperação Externa quis ver com os seus próprios olhos a Casa de Abrigo ‘El Hogar de los Ángeles’ em Caracas.

Um projecto de abrigo temporário, desenvolvido pela Associação ‘Regala una Sonrisa’, através do Programa ‘Ángeles Lusitanos’, destinado a idosos portugueses e descendentes de portugueses em situação de abandono e sem meios de subsistência, residentes na Venezuela.

O prédio onde se encontra a Casa de Abrigo está em obras de recuperação e de adaptação, ficará finalizada no final deste ano podendo. No final, Rui Abreu mostrou-se francamente agradado enumerando as valências do ‘El Hogar de los Ángeles’.

“A Casa vai ter 40 camas e proporcionará abrigo, higiene pessoal, alimentação e assistência médica. Terá um banco de roupa, uma sala de enfermaria e de cuidados pós-operatórios, balneários, incluindo os de banho auxiliar. Terá ainda sala de visitas, cozinha, lavandaria, cantina e salas de atendimento”.

O responsável pela pasta das Comunidades aproveitou a visita ao espaço para elogiar o trabalho desenvolvido.

“Este é um trabalho meritório que merece toda a nossa admiração e respeito. Os Anjos Lusitanos dão a mão a quem mais precisa, porque mesmo sendo bem sucedidos não esquecem aqueles que, neste momento, estão a passar por dificuldades”, reagiu.

Por sua vez, o presidente da Associação de solidariedade social constata que “o envelhecimento da população, incluído a da comunidade, é uma tendência irreversível. Mas para os idosos que são alvo de abandono ou que estão em situação de sem-abrigo é preciso encontrar uma solução urgente”.

O responsável pela instituição referiu ainda que houve um crescimento no número de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Há pessoas a passar mal, porque o estado venezuelano não assume as suas responsabilidades sociais para com a comunidade”, disse, acrescentando que “os portugueses, incluindo os madeirenses pagam a segurança social durante os seus 40 ou 50 anos de trabalho e depois recebem apenas 2 dólares por mês”.

“Assim nasceu ‘El Hogar de los Angeles’ em 2020, que tem neste momento 120 avós activos dentro do programa a nível nacional”, avançou o responsável pela Organização Não Governamental.

Este projecto, continuou Francisco Soares, “tem como principal apoiante um filantropo português que doou o prédio onde se encontra a Casa de Abrigo. E de Portugal o único apoio que teve, até o momento, veio do Governo Regional da Madeira”, ainda que este ano Regala una Sonrisa recebesse do Governo da República 32.750 euros e 21.280 em 2022.

Ontem o governante insular assinou um contrato-programa para apoiar ‘El Hogar de los Angeles’, no valor de 5 mil euros.