Madeira

Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira inicia hoje visita a Santa Sé

Fotos DR/Presidência da Assembleia Legislativa da Madeira
Fotos DR/Presidência da Assembleia Legislativa da Madeira

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, vai encontrar-se com o Papa Francisco na próxima quarta-feira, dia 28 de Junho, no Vaticano, informa uma nota da ALRAM. A visita "inicia-se esta segunda-feira, onde é recebido, em Roma, pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Portugal Junto da Santa Sé, Domingos Fezas Vital", acrescenta.

Da agenda para "amanhã, dia 27 de Junho, pelas 17 horas, o Presidente do Parlamento madeirense encontra-se com o prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação do Vaticano, o Cardeal português D. José Tolentino de Mendonça, natural da Madeira".

"A deslocação a Roma tem a ver com o facto de haver relações privilegiadas entre Portugal e a Santa Sé, em particular das nossas ilhas que têm uma grande componente religiosa e cuja população é maioritariamente Católica, e visa contactar o Dicastério da Educação e Cultura que é liderado pelo cardeal madeirense, José Tolentino Mendonça", explica o Presidente do Parlamento regional, citado pela nota de imprensa.

Refira-se, como explica o comunicado, "o Dicastério para a Cultura e Educação trabalha para o desenvolvimento dos valores humanos dentro do horizonte da antropologia cristã, e é formado pela Seção para a Cultura, dedicada à promoção da cultura, à animação pastoral e à valorização do patrimônio cultural, e pela Seção para a Educação, que desenvolve os princípios fundamentais da educação com referência às escolas, Institutos superiores de estudos e pesquisas católicos e eclesiásticos”, organismos que O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira vai conhecer de perto na próxima semana, na visita conduzida pelo Cardeal madeirense".

Já na quarta-feira, "José Manuel Rodrigues encontrar-se-á com o Papa Francisco, numa audiência onde pretende agradecer em nome do Parlamento e do povo madeirense todo o trabalho feito pelas instituições da igreja Católica, na Região, ao longo de seis séculos".

O político madeirense é citado ao referir que "é, obviamente, uma visita simbólica e uma forma de em nome do Parlamento da Madeira, que é o direto representante do nosso povo e das nossas ilhas, reconhecer o papel da igreja Católica no desenvolvimento do nosso arquipélago", com José Manuel Rodrigues a destacar, ainda, o trabalho da igreja católica ao longo de 600 anos na Madeira, nas áreas da Educação, da Saúde e da Cultura. "Ainda hoje essa ação e esse trabalho são decisivos, por exemplo, no campo da Saúde Mental, através da Fundação São João de Deus e da Casa de Saúde Câmara Pestana, dirigidas por organizações religiosas, e no ensino, através de várias escolas privadas", sinaliza.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira "vinca, também, o papel da igreja na cultura regional, 'porque o grande do património que existe na Madeira, e que é uma mais valia turística e económica, pertence à igreja'".

Recorde-se que "a 23 de Dezembro de 2019, o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça foi agraciado na Assembleia Legislativa da Madeira com a mais alta condecoração da Região, a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira, que se destina 'a galardoar as entidades singulares ou coletivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado assinaláveis serviços à Região'", como tem sido o caso.

Relembra que "há 4 anos, nesta cerimónia, José Manuel Rodrigues referiu-se ao Cardeal madeirense como sendo 'a expressão real da Cultura do Encontro de que tanto fala o Papa Francisco, da necessidade de olhar o Outro, mesmo o não crente, não como um estranho, ou como mais um, mas como alguém que precisa de ser ouvido e com quem se pode aprender e conviver. Os seus diálogos com o mundo da Cultura e das Artes em Portugal, através da sua poesia, das suas crónicas e das interações com os criadores, abriram novos caminhos à Igreja portuguesa e fizeram com que muitos regressassem à fé e que outros olhassem e lessem de outra forma os Evangelhos'", disse na altura.

"Tem Vossa Eminência, a árdua tarefa da transpor para toda a Igreja essa abertura e essa modernidade que não pode ser confundida com relativismo ou hedonismo, pois é tão somente voltar às origens de uma Igreja que sabe estar com quem cria e sabe, mas também sabe levantar do chão os que sofrem e os que ficam na ultraperiferia do desenvolvimento", vincara José Manuel Rodrigues no discurso da atribuição da Medalha de Mérito a D. José Tolentino de Mendonça.

"Um gesto de agradecimento que voltará a ser vincado, agora perante o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano", frisou, em conclusão.