Madeira

Serviço Regional de Protecção Civil deixa recomendações devido ao tempo quente

None

Face aos avisos meteorológicos emitidos pelos Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a Madeira, devido ao tempo quente e seco que vai afectar o arquipélago no início da próxima semana, o Serviço Regional de Protecção Civil deixou hoje algumas recomendações à população.  

IPMA lança avisos amarelo e laranja para tempo quente na Madeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos meteorológicos à conta do tempo quente que se adivinha ‘aquecer’ o arquipélago da Madeira neste início de semana.

A autoridade regional recomenda, assim, a "adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução evitando comportamentos como:

• A realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;

• Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

• Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

• Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.

Informamos que no site do SRPC, IP RAM – www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira – se mantém permanentemente actualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica Subintendente Marco Aurélio Fernandes Lobato, Comando Operacional Regional

De acordo com os contactos estabelecidos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se partir de dia 25 (domingo) a "acção conjunta de um anticiclone, localizado a sudoeste do arquipélago dos Açores que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de uma depressão no norte de África permitirá o transporte de massa de ar tropical com origem no norte de África (quente e muito seca). Nesta situação prevê-se uma ‘vaga de calor’, com a duração de 4 a 5 dias no Arquipélago da Madeira, mais acentuada nas zonas costeiras e nas cotas intermédias da costa sul".

Assim, durante a próxima semana, é esperada uma subida gradual dos valores da temperatura máxima, "sendo expectáveis valores da ordem de 30 °C em todo o Arquipélago da Madeira, em particular nas vertentes voltadas a sul e cotas intermédias a sul, onde as temperaturas máximas poderão atingir valores da ordem de 35 °C e, persistentemente, humidades relativas baixas, nomeadamente nas terras altas, com valores abaixo dos 30 %. No Funchal, a temperatura mínima deverá variar entre 21 e 25 °C".

Nos dias 24, 25 e 26 (sábado a segunda-feira), vento deverá ser "moderado a forte (25 a 40 km/h) de norte ou nordeste, com rajadas até 65 km/h nas regiões costeiras e pontualmente até 80 km/h no dia 25 (domingo), em especial nas regiões montanhosas e extremos leste e oeste" da ilha da Madeira. 

Adicionalmente, no mesmo período, poderão observar-se poeiras em suspensão, transportadas na mesma circulação Comando Operacional Regional