Madeira

Duas entidades e duas personalidades agraciadas

Fotos Miguel Espada/Aspress Ver Galeria
Fotos Miguel Espada/Aspress

Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.° Luiz Peter Clode, Fundação João Pereira, Ernesto Borges Machado e Isabel Santa Clara foram as duas entidades e as duas personalidades agraciadas este ano no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em cerimónia que terminou há pouco no Palácio de São Lourenço.

Antes de lhes serem impostas as medalhas atribuídas pelo Presidente da República, foi lido um breve resumo da sua biografia e justificativa para esta honra de Estado.

"Ao longo da sua história, e nas suas diversas configurações, o CEPAM desenvolveu um trabalho fundamental no ensino e divulgação das artes nesta Região Autónoma", entidade criada primeiro como Sociedade de Concertos da Madeira e, depois, da Academia de Música da Madeira, a 13 de Novembro de 1946 por iniciativa de Luiz Peter Clode, William Edward Clode e Eduardo António Santos Pereira. 

"A Fundação João Pereira, instituída em 25 de Fevereiro de 1955, é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, que tem a sua sede no Município da Ponta do Sol", teve como percursor o Dr. António Pereira Reis, nascido a 6 de Janeiro de 1867, no Funchal. 

Nascido em 5 de Setembro de 1941, em São Pedro, no Funchal, Ernesto Estevão Borges Machado estudou no Funchal e em Cascais, e teve entre tantos actos ter assumido em 1967 a direção da Casa de Chá do Faial, o mais antigo restaurante de toda a costa norte da Madeira, fundado em 1945, e um dos mais conhecidos em toda a Ilha.

Nascida no Funchal em 1951, Isabel Santa Clara "concluiu o curso de pintura na Academia de Música e Belas Artes da Madeira em 1975, e o doutoramento na Universidade da Madeira, em 2004, apresentando a tese com o título 'Das coisas visíveis às invisíveis. Contributos para o estudo da pintura Maneirista Ilha da Madeira (1540-1620)'.