Madeira

Farmacêutica investe 10 milhões de euros em Santana

"Há cada vez mais empresas a se interessar por Santana" destacou hoje o secretário regional da Economia, Rui Barreto

Governante visitou hoje o norte da ilha 
Governante visitou hoje o norte da ilha , Foto SRE

Foi à margem da apresentação do Plano de Dinamização da Madeira Parques Empresariais para a Costa Norte, que teve lugar esta terça-feira, 20 de Junho, na Câmara Municipal de Santana, que o secretário regional da Economia anunciou o investimento a rodar os 10 milhões de euros na localidade de um privado da área da farmacêutica.

Rui Barreto destacou que "há cada vez mais empresas a se interessar por Santana" em virtude das vantagens dos Parques Empresariais da Costa Norte da ilha, nomeadamente a atractividade fiscal: "Estou a falar, por exemplo, da isenção de IMT nas transacções, da isenção por 5 anos do pagamento do IMI, da isenção de licenças e taxas, além de um aspecto muito importante, que é a celeridade com que o município de Santana tem tratado os projetos de investimento".

Temos a mais baixa fiscalidade do País na região da Madeira. Devo relembrar a taxa de IRC reduzida para a Costa Norte e Porto Santo, estamos a falar uma tributação em 8,75%, absolutamente extraordinária.  Rui Barreto

O governante deu nota de que o novo empreendimento em Santana deverá empregar, numa primeira fase, 25 pessoas, um número que poderá expandir para 124 postos de trabalho no futuro.

O secretário regional de Economia sublinhou a importância do "trabalho de cooperação entre o Governo Regional da Madeira e os municípios" que tem permitido "atrair mais investimento, mais riqueza, mais postos de trabalho e elevar a qualidade de vida das populações".

A prioridade do governo tem sido a coesão territorial, a coesão social e coesão económica entre todos os habitantes da Região.

Rui Barreto recordou o "trabalho absolutamente notável" do executivo madeirense, que em "circunstâncias particularmente difíceis", nomeadamente com a pandemia e a guerra na Ucrânia, prevê terminar a actual legislatura com uma ocupação "acima dos 80%" nos 12 Parques Empresariais da Madeira, um aumento de 30% face ao início do mandato. 

Não tenho absolutamente dúvidas nenhumas de que a Costa Norte vai ter um impulso muito grande, não só das empresas a se fixar nos parques, mas também no imobiliário, no turismo, porque de facto o norte da ilha está infra-estruturado e tem condições óptimas de qualidade de vida para as pessoas viverem, para as pessoas trabalharem, para as pessoas investirem. Rui Barreto