Madeira

Pipa com 100 litros de Vinho Madeira regressa ao Funchal após um ano a bordo do NRP Sagres

Há visitas guiadas para conhecer o navio na Madeira

None

O NRP Sagres regressa ao porto do Funchal, esta quinta-feira, e traz consigo uma pipa com 100 litros de Vinho Madeira, que embarcou a 29 de Julho de 2022 e, desde aí, tem recriando a epopeia do 'Vinho da Roda', uma prática datada do século XVII. Esta pipa regressa à Região após uma viagem ao Brasil e a Cabo Verde, com a convicção de que, dadas as viagens, agora apresente uma qualidade e complexidade superiores.

"Durante essas navegações acontecia, por vezes, que o vinho ao regressar a Portugal apresentava uma qualidade acrescida, apresentando um beneficio objetivo das suas características. É então que tonéis de Vinho Madeira passaram a ser enviados regularmente para as Índias, com o objectivo único de promover o seu enriquecimento e a sua valorização", refere nota enviada à imprensa.

O navio-escola cumpre igualmente um vasto programa de divulgação e de representação, pelo que, na sua passagem pela Madeira, vai promover visitas nos dias 23 e 24 de Junho: das 10h às 12h, das 14h às 18h e das 20h às 22 horas.

O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata Mário António Fonte Domingues e possui uma guarnição de 97 militares.

"O NRP Sagres largou de Lisboa, no passado domingo dia 18 de Junho, para efectuar uma viagem com a duração total de 98 dias, terminando no próximo dia 24 de Setembro. Neste período, o navio irá participar nas Comemorações dos 200 Anos da Marinha Colombiana, na regata Magalhães/Elcano inserida na The Tal! Ships Roces 2023, entre Lisboa e Cádis, Espanha, e nos festivais náuticos de Sines e Setúbal, tendo previsto efectuar a sua primeira escala no porto do Funchal entre 22 e 25 de Junho", refere a Marinha.

Navio-Escola Sagres vai passar pelo Funchal antes de rumar à Colômbia

O Navio-Escola Sagres saiu, esta manhã, da Base Naval de Lisboa, para dar início a uma viagem que se prolonga até final do mês de Setembro e que conta com passagem pelo Funchal, antes de seguir para a Colômbia.