5 Sentidos

Músicas do projecto Reviralho apresentadas a 23 de Setembro em Machico

None

O projecto Reviralho 'Musica Tradicional Revistada', realizado entre as ilhas da Madeira e dos Açores, culmina este ano com a apresentação dos temas originais nos dois arquipélagos.

O projeto 'Reviralho- Música Tradicional Revistada' foi uma candidatura apoiada pela Dgartes na vertente de criação, à Associação Musical e Cultural Reis Magos, e desenvolvido sob a direção artística de Marta Sofia com a coordenação das professoras Alexandra Baptista, Carla Cordeiro da Escola Secundária Antero de Quental e Professor Emanuel Cabral do Conservatório Regional de Ponta Delgada e com dois grupos regionais de trabalho nas ilhas da Madeira e São Miguel,.

A criação artística abordou uma série de obras literárias e recolhas aúdio, que deram origem a peças musicais e visuais inspiradas na literatura popular de ambos os arquipélagos.

Em São Miguel, um grupo de quatro jovens estudantes da Escola Secundária Antero de Quental abraçaram a ideia, juntando-se ao grupo de nove músicos profissionais oriundos da Ilha da Madeira, originando um intercâmbio intergeracional artístico e cultural.

O projecto teve como objectivo explorar e reavivar a rica tradição da literatura popular, em contexto de criação musical desenvolvendo músicas a serem apresentadas ao vivo a 23 de Setembro em Machico, na ilha da Madeira, inserido na programação do Madeira Art Fest, e a 20 de Outubro em Ponta Delgada , Ilha de São Miguel, na Escola Secundária Antero de Quental, inserido na programação da escola para o Plano Nacional das Artes.

Reviralho foi apoiado em 2022 pela Dgartes e Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira, tendo a duração de 12 meses, com conclusão em Outubro de 2023.