Artigos

Betão versus Saúde

O atual Governo Regional da Madeira, liderado por uma coligação que defraudou os madeirenses e porto-santenses, tem vindo a acusar o Juntos Pelo Povo (JPP) de estar contra o desenvolvimento da Região. Esta “acusação” - dizem os governantes do PSD e CDS - é porque acham que o JPP está contra as obras, contra a “política do betão”!

Mas, não querem é perceber que o JPP é contra as obras megalómanas sem utilidade e contra mais endividamento da Região para gastar em betão, desnecessariamente! Ora, convém esclarecer a coligação PSD/CDS e os Grupos Parlamentares do PSD e do CDS, que o JPP não é contra o desenvolvimento da Região nem contra as obras, desde que essas mesmas obras sejam bem programadas, que haja fiscalização ao cumprimento dos cadernos de encargos, que não haja derrapagens de milhares e milhares (ou de milhões) de euros, que as adjudicações sejam pautadas pela transparência e que sejam obras realmente necessárias e essenciais ao desenvolvimento. Que não sejam obras para se gastar milhões e milhões de euros sem qualquer retorno ou utilidade! Que não sejam obras para jogar fora o dinheiro dos contribuintes, como aconteceu com os milhões e milhões de euros, gastos na Marina do Lugar de Baixo (que não serve para nada!), no Heliporto do Porto Moniz (que só serve para “aterrar gaivotas”!), a fábrica de algas do Porto Santo (sem qualquer retorno!), a Biofábrica de moscas da Camacha e o Penedo do Sono no Porto Santo, entre outros “elefantes brancos”. Portanto, é contra este “tipo de obras” que o JPP se insurge!

Ainda relativamente às obras, há que salientar e rever as prioridades! Neste momento, o Governo Regional prefere gastar 20 milhões de euros num campo de golfe na Ponta do Pargo e deixar 18 143 pessoas em lista de espera para cirurgias! Porque, a aposta deste Governo Regional, é gastar 20 milhões de euros para um campo de golfe e 9 milhões de euros para combater a lista de espera para cirurgias e “recuperar” o Serviço Regional de Saúde, por via dos Programas de Recuperação Cirurgias e de Especial Acesso a Cuidados de Saúde! Por aqui vemos as prioridades desta coligação PSD/CDS, que nos (des)governa!

Ainda em relação ao campo de golfe, será que o Governo Regional vai investir milhões e milhões de euros num campo de golfe para depois ser concessionado a um privado!? Ou seja, “entregar de mão beijada” a um privado!? Alguém tem dúvidas?!...

Saliente-se que um campo de golfe tem muita relva e essa relva precisa de ser regada, regularmente! Logo, os agricultores da Ponta do Pargo estejam atentos, principalmente durante o Verão, para mais este “utilizador/consumidor de água” de rega!