Fact Check Madeira

Esta foi a época de CR7 com menos golos marcados?

Avançado madeirense marcou com três camisolas diferentes em 2022/23

None
Foto AFP

Olhando para o calendário 2022/23, Cristiano Ronaldo começou a época ao serviço da selecção nacional, na Liga das Nações, onde somou dois golos, marcados à Suíça na fase de grupos.

Seguiu-se a ‘novela’ no Manchester United. Naquela que seria a sua segunda época ao serviço dos ‘red devils’, após a o regresso a Inglaterra, o avançado apontou apenas um golo na ‘Premier League’ e dois na Liga Europa.

Em Novembro, antes da partida para o Mundial de futebol no Qatar, foi anunciado o ‘divórcio’ com o ‘Man’, muito badalado na comunicação social. Em entrevista televisiva explosiva a Piers Morgan, Ronaldo disse sentir-se “traído” pelo Manchester United.

Ronaldo dá entrevista explosiva e diz sentir-se “traído” pelo Manchester United

O futebolista madeirense Cristiano Ronaldo sente-se “traído” pelo Manchester United, de que o querem fora do clube inglês e que o treinador Erik ten Hag não o respeita. São declarações polémicas numa entrevista televisiva a Piers Morgan e que fazem a manchete da edição de amanhã do jornal ‘The Sun’. “O United traiu-me”, lê-se numa declaração que ocupa toda a primeira página.

No Campeonato do Mundo, com a Quina ao peito, o madeirense marcou apenas um golo, foi ‘deixado’ no banco de suplentes por Fernando Santos e viu Portugal ser afastado nos quartos-de-final da prova.

Na Arábia, tinha todas as atenções voltadas para si e muito se especulava sobre o clube que se seguiria na sua carreira.

Para surpresa de muitos, o Al Nassr foi o escolhido e o número 7 passaria a disputar a liga da Arábia Saudita.

Ronaldo assina pelo Al Nassr

É oficial. Cristiano Ronaldo é o novo reforço dos sauditas. O Al Nassr confirmou a contratação milionária do craque, esta sexta-feira, 30 de Dezembro, momento que foi divulgado nas redes sociais do clube de Riade e do próprio CR7.

O primeiro golo oficial pelo novo clube chegou em Fevereiro, de grande penalidade. Seguiram-se mais 13, com um ‘poker’ pelo meio, que permitiu ao goleador ultrapassar a histórica marca de 500 golos marcados em campeonatos.

Pela selecção nacional, mereceu a confiança do novo seleccionador Roberto Martínez e marcou mais quatro nos últimos jogos de apuramento para o Europeu, totalizando 7 até à data.

A época terminou sem o título que CR7 queria conquistar, com o Al nassr remetido para a segunda posição no campeonato.
Contas feitas, e olhando apenas para os campeonatos, Ronaldo fez 14 golos pelo Al Nassr (19 jogos) e 3 pelo Manchester United (16 jogos).
Aos 38 anos, em 35 desafios, somou 17 golos, ao serviço dos clubes.

Foi esta a época com menos golos? Olhando para o longo histórico do ‘capitão’ português os números confirmam que não.

O madeirense - que começou no Andorinha, foi depois para o Nacional e com 11 anos seguiu para o Sporting - aos 17 já se apresentava em grande estilo em Alvalade de ‘leão’ ao peito e captou as atenções de ‘sir’ Alex Ferguson, que o levou para Old Trafford, na época seguinte.

Nas primeiras épocas ao serviço dos ingleses, o irreverente avançado foi ganhando cada vez mais espaço com o seu talento, somando cada vez mais jogos e golos.

Sensivelmente a meio da sua ‘caminhada’ pelo Manchester United, em 2005/2006, com 20 anos, Cristiano marcou apenas 12 golos em 47 partidas disputadas pelo ‘Man’, fazendo desta a sua época menos produtiva, olhando apenas para o campeonato.

Uma temporada desportiva não se pode medir apenas pelos golos e a análise ao comportamento de um jogador de futebol pode incluir outros dados estatísticos e até alguma subjectividade. Mas, neste caso, olhando apenas para as bolas introduzidas pelo craque madeirense nas redes adversárias, é falso que esta tenha sido a época com menos golos.

Foi esta a época com menos golos?