Regionais 2023 Madeira

Sérgio Gonçalves renova promessa de reabrir urgências de Santana e Porto Moniz 24 horas

None

No final desta que foi uma semana dedicada à temática da Saúde, Sérgio Gonçalves voltou a garantir que, "quando o PS for Governo na Região, vai abrir os serviços de urgência dos centros de saúde de Santana e Porto Moniz no período nocturno". Intenção que o líder socialista já manifestou publicamente anteriormente:

PS promete reabrir urgências do Porto Moniz e de Santana 24 horas por dia

Sérgio Gonçalves assumiu compromisso para "quando o PS for Governo na Região"

Em conferência de imprensa realizada esta manhã em Santana, o líder dos socialistas madeirenses afirmou que, "sobretudo em concelhos com uma população envelhecida e com alguma dificuldade de mobilidade, é fundamental que os cuidados de saúde estejam disponíveis para todos durante as 24 horas do dia".

Sérgio Gonçalves aproveitou também a ocasião para lançar severas críticas a Miguel Albuquerque, no que a esta matéria diz respeito. “Perante tantos milhões de euros que são gastos em obras inventadas, em projetos desnecessários na Região, não podemos acreditar nas palavras do presidente do Governo Regional, que diz que abrir as urgências dos centros de saúde do Porto Moniz e de Santana é um dispêndio inútil de dinheiro”, observou.

O presidente do PS-Madeira sublinha que “é tudo menos inútil permitir à população de Santana e do Porto Moniz aceder a cuidados de saúde quando necessita”. Sendo esta uma questão “da mais inteira justiça”, reitera que "a reabertura destes serviços será uma realidade quando for presidente do Governo Regional".

"O acesso à saúde é fundamental, não apenas para a população mais envelhecida, mas também para garantir a fixação dos jovens nestes territórios, para que aí possam constituir família e seja possível inverter este inverno demográfico que afeta sobretudo os concelhos do norte da ilha”, insistiu o socialista.

Lembrou ainda que, "com vista a contribuir para a fixação da população, graças à proposta do PS aprovada em sede de Orçamento do Estado, foi possível reduzir a taxa de IRC para as empresas destes territórios de baixa densidade".