Desporto

Marítimo é derrotado nos penáltis pelo Estrela da Amadora e é despromovido à II Liga

Ao fim de 38 anos consecutivos, a formação madeirense deixa de pertencer à elite do futebol nacional

Na partida mais importante da história recente da colectividade verde-rubra, o Marítimo não conseguiu cumprir o seu objectivo de levar a melhor sobre o Estrela da Amadora, no segundo e decisivo jogo do play-off, e foi despromovido à II Liga, ao fim de 38 anos entre os grandes do futebol português.

Num encontro que mereceu casa cheia, com 9.338 espectadores, as emoções não faltaram, e após 2-1 no tempo regulamentar e um prolongamento sem golos, a última vaga da I Liga teve mesmo que ser encontrada através da marcação de grandes penalidades, da qual o Estrela da Amadora superiorizou-se por 3-2.

Os madeirenses até entraram com o 'pé direito', com Xadas a abrir o marcador aos 18 minutos, através de um remate colocado de forma perfeita, empatando assim o play-off (2-2).

No entanto, à passagem 26 minutos, o lateral Miguel Lopes marcou o golo do empate e voltou a colocar o Estrela da Amadora na liderança do play-off (2-3), numa recarga ao segundo poste, depois um lance algo confuso e mal resolvido pela defensiva insular.

A menos de três minutos para o apito final, e numa altura em que os adeptos forasteiros já faziam a festa, o avançado colombiano Chucu Ramírez cabeceou certeiramente para o 2-1 (3-3), 'empurrando' assim as decisões para o prolongamento. Este golo não só devolveu a esperança madeirense, como fez o 'Caldeirão' transbordar de felicidade e alívio.

Após os 120 minutos, o play-off foi decidido nas grandes penalidades, com os maritimistas Diogo Mendes, Ramírez e Félix Correia a falharem a decisão da marca de 11 metros.