Madeira

Vento está para perdurar em semana de tempo quente e seco

Sol deve predominar a sul enquanto as rajadas poderão atingir os 80 km/h

None

Céu geralmente pouco nublado na costa sul, sem precipitação significativa e humidade baixa, temporariamente inferior a 30 %, em especial nas terras altas, eis a previsão geral do estado do tempo para esta segunda semana do mês de Maio na Madeira.

Até ao próximo domingo as temperaturas do ar mais altas deverão manter-se amenas durante a noite e ‘quentinhas’ à luz do dia, com mínimas a rondar os 19/20 ºC, e máximas entre os 26/27 ºC na orla costeira, sobretudo a sul. O factor climático mais significativo para esta semana deverá ser o vento a soprar de norte, que na maior parte dos dias poderá (continuar a) soprar forte, com rajadas de até 80 km/h.

“Prevê-se em geral períodos de céu temporariamente muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes voltadas a sul, sem precipitação significativa e humidade relativa do ar baixa, com valores temporariamente inferiores a 30 %, em especial nas terras altas”, é a previsão geral descrita por Victor Prior, delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Madeira. Porém, o meteorologista ressalva que o vento deverá ser “predominante de nordeste, em geral moderado a forte (25 a 40 km/h) com rajadas até 65 km/h, soprando forte (40 a 55 km/h) nas terras altas com rajadas até 80 km/h e fraco (inferior a 15 km/h) nos locais abrigados a ventos do quadrante norte”, aponta.

Em relação ao estado do mar, admite que haja agitação mais significativa nos próximos dias, nomeadamente entre quinta-feira e domingo. No geral, refere “na costa norte da Madeira e no Porto Santo, ondas predominantes de nordeste entre 1,5 m e 3,0 m e na costa sul da Madeira, ondas do quadrante sul entre 1,0 m e 2,5 m”.

Vento forte condiciona movimento no aeroporto da Madeira

Vários voos com destino ao Funchal 'impedidos' de aterrar

Orlando Drumond , 08 Maio 2023 - 09:56