Mundo

Ministro da Educação da Sérvia apresenta demissão "irrevogável" após tiroteio

None

O ministro da Educação da Sérvia, Branko Ruzic, apresentou ontem demissão "irrevogável", quatro dias depois de um tiroteio numa escola em que um rapaz de 13 anos assassinou oito alunos e um segurança.

Branko Ruzic apresentou as condolências às famílias das vítimas de uma "tragédia cataclísmica" que chocou o país dos Balcãs numa carta aberta à primeira-minista sériva, Ana Brnabic.

"Apresento a minha renúncia irrevogável ao cargo de ministro da Educação no Governo da República da Sérvia", escreveu Ruiz nua carta que partilhou na rede social Twitter.

Membro proeminente do Partido Socialista da Sérvia (SDP), parceiro da coligação no poder, acusou a Internet, os videojogos e os "valores ocidentais" por esta tragédia sem precedentes na Sérvia.

Os partidos de oposição e os grupos de defesa de direitos humanos já tinham pedido a sua demissão, após a tragédia.

Menos de 48 horas depois daquele tiroteio numa escola, a Sérvia conheceu novo ataque, quando um homem de 21 anos matou a tiro oito pessoas perto de Belgrado com armas automáticas.

O presidente sérvio Aleksandar Vucic prometeu lançar um plano de desarmamento em grande escala.

Na Sérvia, 39% dos habitantes possuem uma arma de fogo, a taxa mais alta de posse de armas por civis na Europa, de acordo com o centro de pesquisa Small Arms Survey (SAS).