Madeira

PSD garante que estratégia para o Porto Santo está a ser cumprida na íntegra

None

O grupo parlamentar do PSD considera que a estratégia definida para o Porto Santo está a ser cumprida na íntegra, seja pelo Governo Regional, seja pela Câmara Municipal. Os social-democratas dizem existir um trabalho realizado em clima de estabilidade política e social e de cooperação entre entidades publicas e privadas.

Estas considerações foram partilhadas por  Roberto Silva, responsável pelo gabinete da administração pública regional, e por Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal, ambos intervenientes num workshop dedicado à 'Estratégia e Desenvolvimento para o Porto Santo', no âmbito das Jornadas Locais que estão a ser promovidas pelo Grupo Parlamentar Social-democrata.  

O subsídio social de mobilidade implementado pelo Governo Regional para o Porto Santo e a recuperação e lançamento de novas rotas foram apontadas por Nuno Batista como sendo extremamente benéficas, quer para residentes, quer ao nível do crescimento do número de turistas. A proximidade e capacidade de ouvir a população foi também uma das marcas apontadas pelo autarca, segundo o qual está, neste momento, já cumprido cerca de 80% daquilo que eram os compromissos da sua equipa no que diz respeito à área social.

Já Roberto Silva reforçou o investimento realizado pelo Governo Regional no Porto Santo, "resultantes do cumprimento dos compromissos assumidos com a população, desde 2015". "No primeiro mandato com a presença da EMIR a tempo inteiro, o afundamento da corveta, a criação de núcleos museológicos, a implementação do subsídio de mobilidade. Assim como, com o desenvolvimento de outros projetos como o edifício de serviços no porto de abrigo, o reforço dos percursos recomendados, a nova unidade hemodiálise, a criação da marca Porto Santo e a Associação de Produtores", refere em nota à comunicação social.

"Investimentos que tiveram continuidade neste mandato e que, na sua globalidade, deverão ascender aos 114 milhões de euros, dando como exemplos o reforço no sector turístico, os novos projetos de habitação social, a nova unidade de saúde, a ampliação do porto e da marina, a melhoria da rede de distribuição de água de rega, entre outros. A que se juntam medidas com impacto significativo junto da população, em diferentes áreas, com destaque para a social, educação, saúde e mobilidade", termina.