Madeira

Melhorias na comunicação da emergência pré-hospitalar beneficiam doentes

Entra esta tarde em funcionamento faseado a nova aplicação que vai permitir desmaterializar o registo de emergência médica na Região

None

Todas as corporações de bombeiros da Região serão equipadas com tablets e terão formação para lidar com esta nova ferramenta que visa tornar o socorro mais eficiente e eficaz.

Os testes foram feitos com os Bombeiros Voluntário da Calheta é também esta corporação que vai iniciar, na tarde desta segunda-feira, a desmaterialização efectiva do registo de emergência regional, com a utilização da versão real da aplicação que foi concebida pelo núcleo de informática do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) em parceria com o Serviço Regional de Protecção Civil.

Esta nova ferramenta – REM-RAM – vai permitir melhorar a resposta dada numa operação de socorro e a ligação dos profissionais que estão no teatro de operações com os que se encontram na unidade de saúde, nomeadamente o Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça. A partilha de informação em tempo real garante uma maior optimização dos recursos.

A entrada em funcionamento desta nova ‘app’ foi assinalada com uma apresentação, na manhã desta segunda-feira, na sede da Protecção Civil regional.

Na ocasião, Leonardo Ribeiro destacou o facto de esta desmaterialização permitir uma assistência baseada numa intervenção apropriada, integrada, correcta e em tempo útil. O enfermeiro, que é coordenador adjunto do SEMER, enfatiza as vantagens desta informatização dos registos, nomeadamente o facto de o hospital poder preparar-se devidamente para a recepção de um doente.

Aquele responsável fez questão de salientar o marco que o dia de hoje representa na melhoria significativa do socorro na Região.