Mundo

União Europeia quer continuar a "construir" relação com a Turquia

FOTO OLIVIER MATTHYS/EPA
FOTO OLIVIER MATTHYS/EPA

Os presidentes do Conselho e da Comissão Europeia felicitaram Recep Tayyip Erdogan pela reeleição nas eleições presidenciais turcas de hoje e manifestaram-se disponíveis para "construir" e a "aprofundar" a relação com a Turquia.

"Parabéns Recep Tayyip Erdogan pela sua reeleição como Presidente da Turquia. Estou ansioso por trabalhar consigo novamente para aprofundar as relações UE-Turquia nos próximos anos", adiantou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, na sua conta oficial no Twitter.

Ursula Von der Leyen, chefe do executivo comunitário, também endereçou, na mesma rede social, as felicitações a Erdogan pela vitória na segunda volta das eleições de hoje e "expressou a sua esperança em continuar a construir a relação UE-Turquia". "É de importância estratégica tanto para a UE, como para a Turquia, trabalhar para fazer avançar esta relação, em benefício dos nossos povos," disse a presidente da Comissão.

Já o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, sublinhou que "a UE tem um interesse estratégico em prosseguir uma relação de cooperação e mutuamente benéfica com a Turquia e todos os seus povos, bem como num ambiente estável e seguro no Mediterrâneo Oriental".

Do outro lado do Atlântico, o Presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou o presidente turco reeleito no Twitter e manifestou-se "ansioso para continuar a trabalhar juntos como aliados da NATO em questões bilaterais e desafios globais". A partir de Londres, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, expressou "a sua vontade de continuar a estreita colaboração" entre o Reino Unido e a Turquia, "seja expandindo o comércio ou abordando ameaças à segurança como aliados da NATO".

Também no Twitter, o chanceler alemão, Olaf Scholz, disse esperar que a reeleição de Erdogan dê "um novo impulso" às relações entre os dois países para "fazer avançar a sua agenda comum" e lembrou que os "seus povos e economias estão profundamente interligados".

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, saudou a reeleição: "A nossa segurança comum é uma prioridade para o futuro". A Suécia, candidata à adesão à NATO, ainda enfrenta o veto da Turquia, que acusa o país de ser um refúgio para "terroristas", especialmente membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Já o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, enviou as suas "sinceras felicitações e votos de sucesso" a Recep Tayyip Erdogan, num comunicado divulgado pela agência de notícias SPA. As relações entre Riade e Ancara ficaram congeladas durante mais de três anos após o assassinato, no final de 2018, em Istambul, do jornalista saudita Jamal Khashoggi. O encerramento, no ano passado, pela justiça turca, do julgamento do assassínio abriu caminho à aproximação entre as duas potências regionais.

Recep Tayyip Erdogan, há 20 anos no poder, foi reeleito hoje, após a segunda volta das eleições presidenciais, confirmou a comissão eleitoral turca. "Com base nos resultados provisórios, verificou-se que o senhor Recep Tayyip Erdogan foi reeleito Presidente da República", disse o presidente da Alta Comissão Eleitoral da Turquia, Ahmet Yener, citado pela agência estatal Anadolu. Os resultados oficiais finais devem ser anunciados no início desta semana. A oposição turca denunciou hoje irregularidades na segunda volta das eleições presidenciais, como ataques físicos contra observadores eleitorais na região Sudoeste e votos falsos. A Turquia tem cerca de 85 milhões de habitantes e mais de 61 milhões de eleitores inscritos num processo em que o voto é obrigatório.