País

Concelhos de Tavira, Loulé e São Brás de Alportel em perigo máximo de incêndio

None

Os concelhos de Tavira, Loulé e São Brás de Alportel, no distrito de Faro, apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também cerca de 30 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na região Sul a partir do meio da manhã.

Estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, podendo ser acompanhados de trovoada, e o vento soprará fraco a moderado de noroeste e por vezes forte no litoral a sul do Cabo Raso a partir da tarde e nas terras altas, em especial do Centro e Sul.

As previsões apontam para uma pequena descida da temperatura mínima no interior Norte e Centro e uma descida da temperatura máxima, exceto no sotavento algarvio, onde ocorrerá uma pequena subida.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 19 graus Celsius na Guarda os 27 em Faro.