Madeira

Ambiente desmistifica manchas na orla costeira

None

A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas tem em curso um projecto que visa recolher amostras de água nas zonas costeiras com recurso a um drone. O objectivo passa por esclarecer a população a origem destes eventos que são na maior parte das vezes confundidas como poluição proveniente de esgoto.

Segundo explicou Susana Prada, que acompanhou o processo de recolha de amostras, através do uso de drones é possível chegar a uma destas manchas no mar de forma mais rápida e em tempo útil.

Após a recolha das amostras, estas são analisadas por uma entidade acreditada para o efeito. Até ao momento das 15 amostras de água do mar recolhidas em águas aparentemente poluídas apenas uma indicou contaminação fecal, concluindo-se que a esmagadora maioria das manchas tem origem natural – microalgas, poeiras e areias do deserto durante o tempo de leste.

Ainda segundo a responsável pela pasta do Ambiente, verifica-se uma relação directa entre a presença de manchas e a levadia.

“Quando há levadia o mar levanta do fundo mais sedimentos e microalgas ao mesmo tempo que lava a costa com maior energia arrastando consigo poeiras e lixo”, disse a governante.

A monitorização com drones irá continuar a ser uma aposta do Governo Regional que vem complementar as análises de rotina efetuadas obrigatoriamente durante a época balnear.